.

.

.

.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

"Trabalho é trabalho. Conhaque é conhaque!"

Por: Almeirante
De facto, é altura de assumir de forma clara e de uma vez por todas sem subterfúgios, estas responsabilidades que pertencem à câmara municipal na pessoa do seu presidente.

Seriedade e competência é não negar factos que estão provados e comprovados por todos os meios processuais e jurídicos estarem sob a alçada do presidente da edilidade, requerendo acção imediata e inequívoca da parte deste. Por muito que custe essa tomada de posição a quem quer passar um ar público de "porreiro" e "bonacheirão" ante os seus munícipes.
"Trabalho é trabalho. Conhaque é conhaque!"
São vicissitudes próprias de qualquer político que um dia ambicionou tomar as rédeas do poder autárquico no cargo de Presidente da Câmara.
Por isso é que nem toda a gente tem estofo para desempenhar tão difícil quão honroso cargo.
"Ossos do ofício!" (Como diria o outro).
Fugir às responsabilidades e aos problemas mais complicados remetendo-se ao silêncio e à inacção é que não nos parece a forma mais correcta e honesta de fazer política e gerir a administração pública.
Noticia relacionada:

"Atributos importantes para o bom desempenho do c...": 

14 comentários:

Anónimo disse...

Este texto, que a meu ver nem sequer tem qualidade a nível do conteúdo para ser post, é lamentável. Tenta reduzir a figura do Presidente da Câmara a uma figura que não corresponde em nada à verdade. Está bem que ele é boa pessoa, mas está muito longe de ser só isso. Ou o autor acha que os alpiarcenses são na sua maioria burros, que votaram massivamente nele, essa figura tão desprestigiada na sua opinião? É isso que acha? Olhe que eu não sou nada burro. Votei nele, sem margem para dúvidas a melhor opção, o mais bem qualificado para desempenhar o papel, e ainda por cima sério e honesto. Há dúvidas quanto a isso?
Quanto a questões específicas, lotes 10 e afins, peça ao candidato em quem você votou para resolver ou vá para tribunal, que é a saída certa para este caso. Pelo que tenho lido, isso é questão de tribunal e o presidente da câmara ainda não é juiz. AINDA! Imagino que faça de tudo um pouco, mas juiz é que ainda não.

Anónimo disse...

Metendo eu também a minha colher sou de opinião que este comentarista é o mesmo e o único que vem desde há muito a bater na mesma tecla. As frases são insistentemente repetidas dizendo que, por aquilo que tem lido o presidente não tem nada a ver com as obras ilegais do lote 10. Mas ó criatura de Deus, então a quem cabe resolver os problemas de obras ilegais no município senão ao presidente da câmara? Isso nem parece seu homem! Toda a gente minimamente informada sabe isso. Informe-se e não vá só por aquilo que tem lido de pessoas que ainda sabem menos que você.
Quanto ao presidente Mário Pereira é uma excelente pessoa na qual também sempre votei mas tenho de reconhecer que no caso concreto do lote 10 tem andado mal. Se calhar por culpa de quem o aconselha ou dá assessoria. Digo eu.
E olhe que eu também não sou burro.
Todos sabemos que um presidente de câmara não é juiz mas, não deixa de ser presidente da câmara que deve cumprir com os seus deveres e obrigações. Foi para isso que foi eleito. E isto, caro comentarista, é a opinião de quem sabe do assunto, inclusive destacados membros do PCP de Alpiarça que sabem destrinçar as coisas sem usar o clubismo cego.
Mais uma vez o aconselho a informar-se e depois então apareça aqui a relatar-nos o que apurou.
Um cidadão informado...é meio caminho andado!
Mande sempre.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Alguém já aqui escreveu que o problema do presidente da câmara de Alpiarça é um problema que ele e o PCP têm de resolver. Ou ele se impõe como verdadeiro presidente e chefe de uma equipa ou será toda a vida um pau mandado nas mãos de quem a gente sabe. Não é preciso bater mais no ceguinho. Quanto às pessoas votarem nele e elegerem-no: claro que quem vota não sabe o que se passa dentro da edilidade e como ela é mandada. O presidente Mário Pereira ou faz uma limpeza TIDE ou então nos próximos 4 anos ainda ficará mais nas mãos de assessores e controleiros, eles são como lapas. Depois digam que não avisamos. A oposição vai explorar isso como explorou com o Figueiredo e a CDU vai perder.

Anónimo disse...

Penso que há discussões que não teriam razão de ser se tudo fosse tratado como devia e na altura própria. Iludir as questões que são evidentes, não traz vantagem para ninguém. Antes pelo contrário. As coisas são como são e como é uso dizer-se, quando se comete um erro não devemos repeti~lo mas sim corrigi-lo. Esta história das trapalhadas do conhecido Lote 10, vai-se prolongando e martelando, porque merece reparo e faltou coragem a alguém para as resolver. Então que se resolvam. É um peso que sai dos ombros de quem, tem tanto para decidir e fazer e acaba com especulações que só desgastam quem nelas está envolvido.
Ponha-se definitivamente termo ao caso procedendo de acordo com a lei.
Só assim se poderá fechar o dossier que incomoda tanta gente desde há oito anos a esta parte.
É a minha opinião. Com este impasse do deixa andar é que nunca mais se encerra o assunto.
Se tudo não passa de polémica sem fundamento, então as entidades visadas que venham a público, como noutras ocasiões já o fizeram, colocar os pontos nos iiis e esclarecer a verdade. Tão simples quanto isto.

Leitor atento

Anónimo disse...

Haja paciência!
Quem é que está preocupado com o lote 10??? Com tanta miséria e desemprego neste país, as pessoas têm que se preocupar é em pôr comida na mesa. O senhor do lote 10 vá para tribunal se tem dinheiro de sobra para gastar neste tipo de assunto, já que o candidato que lhe prometeu resolver tudo não ganhou (prometeu a si e a carradas de gente, fazia tudo o herói, agora é que são elas!). Olhe que eu e a maioria dos alpiarcenses não temos sequer paciência para esta sua embirração, quanto mais ...

Anónimo disse...

Senhor das 17:44 eu estou preocupada com este caso e todos os outros que envolvem injustiças. E o senhor não está preocupado com as trafulhices que se fazem por aí á vista de toda a gente? Não me diga que agora tenho de concordar consigo porque há para além disto miséria e desemprego e então as falcatruas estão desculpadas. Depois o senhor que continua a ser o mesmo paz de alma que por aqui aparece a não querer que se fale no problema, dirige-se a mim e outras pessoas como se nós tivéssemos alguma coisa a ver com o lote. O que não gosto e pelos vistos outras pessoas não gostam é que nos tomem por parvas. Por acaso o senhor dá emprego a alguém? Tira alguém da miséria com este seu palavreado? Põe comida na mesa de alguém necessitado? Então ganhe juízo e não venha para aqui sempre com a mesma conversa de que o caso não interessa nada por haver miséria e desemprego. Então diga-me lá por que é que descarrega isto no senhor do lote 10 como diz, falando de política, votos candidatos e tudo mais quando somos nós que escrevemos indignados e não temos nada a ver com aquilo mas que achamos uma sacanice que a câmara está a fazer às pessoas envolvidas.
Paciência temos nós mas é para aturar a sua embirração que confunde miséria e desemprego com injustiça e incompetência e acha que tudo o mais não interessa nada.
Quanto ao problema que tem com o candidato que agora é vereador, para seu desagrado, só pode ser resolvido entre vocês. Nós não temos nada a ver com isso.
O que queremos é gente realmente séria e competente.

Anónimo disse...

quer dizer para si a miséria e o desemprego não interessa e a nós as falcatruas do PS no lote 10 também não nos interessa, pela simples razão que esse problema diz respeito à justiça e não à Autarquia. E só diz respeito ao vizinho que se sente roubado é a ele de meter o caso num advogado e no Ministério Publico.

Anónimo disse...

Sinceramente gostaria de saber se esta pessoa que vem dizer que a câmara não tem nada a ver com as obras de envergadura feitas sem qualquer licenciamento (clandestinas) por munícipes sob a sua jurisdição, que ainda por cima prejudicam alguém, é simples funcionário da câmara municipal ou tem outras responsabilidades superiores na sua administração. Uma coisa é certa: Esta pessoa não sabe o que diz.
Por amor do santo! O problema do lote 10 não cabe à câmara municipal resolver, a mesma entidade que o permitiu? Tenha sido feito na vereação PS ou CDU!O que é que isso interessa? Então assumiram a dívida para fazerem disso cavalo de batalha e rejeitam esta herança?
Eu aconselho o tal cidadão lesado com estas trocas e baldrocas a fazer sentar no banco dos réus a própria câmara municipal. Pelos vistos ninguém sabe o que anda a fazer naquela casa.

F.Gaudêncio

Anónimo disse...

Mas porque não se resolvem as trapalhadas do Lote 10? Por virem do tempo do PS? Então para que está lá um ex-deputado dos verdes a ganhar uma pipa de massa na câmara de Alpiarça para fazer de jurista?

Deviam fazer um estudo de quanto custam os "manda-chuva" na câmara de Alpiarça: Presidente, vereadores, chefes, adjuntos, secretários, juristas etc etc. Aí não é preciso cortar, o que é preciso é deixar ir saindo trabalhadores e fazer tudo ou quase tudo com malta do desemprego.

Sabem o que vos digo minha gente? São grandes paladinos da Democracia, da Igualdade e da defesa dos direitos dos trabalhadores, mas quando se trata deles à frente das coisas só geram emprego para os amigos da política, contratam por ordenados de miséria como os outros. Estamos mas é todos fartos de políticos.

Anónimo disse...

Seria bom que alguém entendido nestas coisas e já que um suposto funcionário(?) municipal diz que a câmara não tem nada a ver com o urbanismo, obras ilegais etc. trouxesse aqui provas irrefutáveis das verdadeiras atribuições e competências de quem gere a Câmara Municipal de Alpiarça ou outra câmara qualquer.
Talvez calasse de vez alguns "papagaios de charneca" que de quando em vez resolvem sair do poleiro para dizer umas quantas asneiras de sua conta.

Anónimo disse...

Ainda bem que o "zeloso" funcionário se calou. Será que faz parte do gabinete de apoio, como dizem?
Se for, é um mau presságio, sem dúvida.
Este cidadão não vê que os argumentos que usa para um caso que é já tão conhecido como "O caso da herança Sommer" como alguém aqui já comparou, não pegam nem fazem qualquer sentido? Toda a gente, leitores e não leitores do JA, já percebeu que o “Lote 10” é um caso complicado que se foi agravando com a feitura de obras e mais obras sem licenciamento. Também, os responsáveis pela fiscalização camarária e posteriormente pelo andamento dos processos dos vários casos participados, de acordo com a documentação existente a que tivemos acesso, fecharam-se em copas e, tentaram “abafar” o monte de irregularidades que entretanto haviam sido cometidas. Conta-se por aí, que algumas destas trapalhadas foram consentidas por alguns funcionários da câmara. É verdade? É mentira? Não podemos afirmar nada. O que se pode concluir é que alguma coisa de anormal se passou e continua a passar. De contrário, não estariam os responsáveis a desviar o rabo à seringa, passe a expressão, e tudo teria sido esclarecido, legalizado ou demolido. Como a câmara apenas se interessou por uma coima a cada um dos infractores e não tomou qualquer outra atitude, a bagunça mantém-se desde há vários anos. Quer dizer, as obras existem mas…não existem! Isto cabe na cabeça de alguém?
A situação presente é inadmissível, nomeadamente para a Câmara Municipal enquanto entidade administrativa responsável pelo cumprimento e aplicação do RJUE (Regime Jurídico da Urbanização e Edificação). Querer distanciar-se do problema é um acto de fuga às suas responsabilidades públicas e administrativas. Será este um sinal de transparência?
Esta é que é verdade, digam o que disserem.

M. Ramos

Anónimo disse...

O caso do lote 10 só interessa a 2 ou 3 pessoas, que são os envolvidos. A mim não me interessa nada. Antes queria que me dessem um emprego, que é coisa que essa pessoa que anda sempre aqui com a mesma conversa do lote 10 deve ter, senão preocupava-se com isso e não com isto. Por não ter outros problemas é que tem tempo e vontade de ocupar a cabeça com esta briga de vizinhos. Possivelmente é até um deles.
Agora eu pergunto: o que é que o senhor ganha em trazer vezes sem conta esse assunto para um blog sobre Alpiarça onde a nós leitores nos interessa ter assuntos que digam respeito a todos os alpiarcenses? Adiantou-lhe alguma coisa isso até aqui? Se calhar é a questão do vinagre e das moscas, não será?

Anónimo disse...

Senhor comentarista, pode acrescentar mais uma pessoa interessada no caso que sou eu e mais umas dezenas que conheço interessadas no desfecho do caso. Alguns que aqui dão opinião e outros que nem sequer têm internet. E o senhor pelos vistos, apesar de o negar, também é um interessado, uma vez que se dá ao trabalho de mandar umas bicadas no sentido de tentar condicionar a notícia e o coordenador do JA, conforme se pode ler no comentário das 08:55 das 17:44 das 07:13 e 22:05. Interesses diferentes, é o que se pode concluir.
Para quem não tem emprego deve andar com o sono trocado. Talvez identificando-se alguém aqui precise dos seus serviços, quem sabe?
Também é um erro falar em nome de "nós leitores" sem qualquer procuração para o fazer. Fale em seu nome pessoal, e basta. Quem não gosta de determinado assunto, passa à frente! É assim com toda a imprensa. Um jornal não é feito só para agradar a uma pessoa em concreto. Por outro lado se quer ver "assuntos que digam respeito a todos os alpiarcenses" escreva e, certamente que não lhe será negada essa colaboração. Mas os seus objectivos são outros naturalmente.
A sua táctica quase que ia resultando mas...não resultou! Nem todos vão na conversa. E se for um pouco inteligente, notará isso.

Anónimo disse...

A sua táctica é que nãop resultou, pelos vistos. O mistério do lote 10
perpetua-se, por isso ...