.

.

.

.

terça-feira, 23 de julho de 2013

O 'Todos Por Alpiarça' e a "menina a comer melancia"

Tenho acompanhado esta novela TPA vs o Resto do Mundo com alguma satisfação. Aliás, já nem vejo a novela Avenida Brasil só para poder deliciar-me com o rol de comentários que têm vindo a ser proferidos pelo Resto do Mundo contra o TPA.
E há coisas caricatas. Recentemente fala-se muito de humildade e respeito neste blog, e vem a Jovem Liliana mandar umas bocas e acusar alguém que supostamente não lhe disse adeus. Não faço a mínima ideia quem foi ou se de facto aconteceu. Mas falando por mim, às vezes ando tão absorvido em pensamentos que pode passar um comboio ao lado que nem dou por isso. No entanto se passar um avião o mais certo é prestar atenção .... já uma avioneta ... 
Mas voltando à novela, como só venho ao blog duas vezes por semana, faço questão de ir até segundas páginas só para não perder nenhum episódio. 
Se há uma coisa que me agradou especialmente foram as duas imagens que foram utilizadas no programa eleitoral do TPA. Digam o que disserem, as duas capas do programa estão muito bem conseguidas e convidam a ler o que vem lá dentro. Mas se não fosse o alarido que fizeram à volta delas eu acharia que eram simplesmente um cunho deste movimento. Mas a contestação foi tal que de facto leva-me a concluir que as imagens são muito mais importantes do que aparentam, ou não  incomodaria tanta gente.  
Parei numa delas e comecei a ler o pequeno texto que referia que a menina a comer melancia poder-se-ia tornar um símbolo de Alpiarça. Sinceramente achei uma certa piada à ideia e pensei que 13 comentários só podiam ser de apoio. 
Mas ingenuidade minha, o primeiro começa logo por dizer "Esta estratégia de apresentação de um programa eleitoral faz-me lembrar a venda de sabonetes" e remata uma breve exposição dizendo "Tudo slogans, imagens, banalidades, e cópias de outros produtos. Afinal um sabonete é um sabonete por mais bem embrulhado que esteja" 
E como quem não se sente não é filho de boa gente alguém diz:  "Prometeram que vendiam sabonetes, receberam adiantado (votos) e não entregaram a mercadoria (não cumpriram o programa eleitoral)."
A partir daqui está o caldo entornado, mais uns quantos comentários abaixo... "Essa de que uma imagem vale mais do que mil palavras é o elogio dos discursos vazios, próprio de quem não tem nada para dizer."

... e digo eu para os meus botões, mais um que ficou de boca aberta na primeira página e não chegou a ler as mais de 30 páginas de conteúdo do programa eleitoral.

e acrescenta ....

"É um programa banalíssimo, como qualquer outro. Que grandes coisas é que se podem uns e outros propor fazer no contexto actual? Cá para mim, desde que não "enterrem" ou usem a autarquia para fins pessoais está muito bem. Depois o que se conseguir ir fazendo é sempre bom, mas não podemos exigir o céu." 

Já dizia a amiga Maia, "não negue à partida uma ciência que não conhece"... isto para dizer que de facto espanta-me o nível de observações que são feitas a partir de uma imagem que até pode não valer por mil palavras, mas que em comentários já vai nas 5000.... e pergunto novamente aos meus botões, se é tão banal, porque não está já feito? Porque razão em 4 anos de gestão autárquica a CDU não concretizou algumas destas banalidades?
Mas seguindo em frente e em resposta à provocação .... eis que o TPA reage mais uma vez

"Para alguns, devia ficar bem as fotos da "ti Maria", com uma bigodaça tipo GNR dos anos 40, e o "ti Manel" com uma barriga de cerveja de gravidez de 7 meses.
Talvez umas imagens da lixeiras que existem por todo o concelho, ou da degradação dos vários espaços públicos fossem as imagens que apelavam ao sentimento de algum."

Opá, o que foram dizer.... a afronta foi tal que o proximo comentarista diz ...
" Ou seja, o que você acha dos alpiarcenses é que as mulheres têm bigodaças e os homens barriga de cerveja. Está a ver a distância que o separa a si e aos seus TPAs dos alpiarcenses?" .... " Não, você(s) não gosta(m) de nós e da nossa terra. Estão nisto por outras razões ..." 

Confesso que até fiquei com a voz embargada, de tanta palermice junta ...
E eis que entra novamente a Jovem comunista Liliana em cena  e diz
""(...) "Ti Maria", com bigodaça (...), e o "Ti Manel" com barriga de cerveja de gravidez de 7 meses." 

Ao ponto que se chega, meu deus! Você tem noçao que acabou de denegrir a imagem de pessoas que trabalharam muito por esta terra à 40 anos atrás?? Tenha respeito por todas as " Ti Marias" e todos os "Ti Manéis", porque eles merecem.. Foram todos (e alguns ainda são) pessoas honestas, trabalhadoras."


A jovem decide entrar em defesa de todas as ti-marias com bigodaça e de todos os ti-maneis com barriga de cerveja, porque vivos ou mortos foram profundamente ofendidos. 
E é esta a  oposição às ideias e ao programa eleitoral de um movimento que nasceu apenas da vontade de um grupo de pessoas de fazer algo diferente por Alpiarça. 
Esta jovem estrela da comunidade comunista , e como diz o comentarista seguinte, embrenhou-se tanto no espirito contestatário da CDU que até usa argumentos que , certamente não são seus , cito, "não se deixe levar pelo tipo de argumentos tipicos dos camaradas mais sectarios para tecer argumentos contra o TPA. Utilize os seus, que provêm de outra vivência, e são muito mais bem vindos à discussão" ,  
De facto ao que me lembre os meus velhos pais e os meus mais ainda velhinhos  avós não eram assim tão barrigudos nem tão pouco se descuidavam com o buço, apesar de serem gente que agarrava a enxada com duas mãos. Esta suposta defesa dos indefesos mais parece uma batalha de Don Quixote contra os monstros da planicie da Andaluzia, uma batalha em que só o protagonista conseguia ver o seu adversário, pois para o resto dos mortais os monstros não passavam de moinhos. 
E haveria mais, mas como o meu texto já vai longo, fico por aqui, com votos de que os novos episódios desta novela " O TPA vs Resto do Mundo" sejam igualmente divertidos, que nos continuem a entreter e a deliciar com todos os disparates mais rebuscados que se possam imaginar. 

Por: S.P.

5 comentários:

Anónimo disse...

Muito boa analise! Excelente articulação ... Parabéns ao comentário... Obrigado SP por nos elucidar.
Forca!Rumo a vitoria TPA

Liliana Carapinha disse...

Sou uma avioneta com muito prazer! ;) Orgulho-me imenso do que sou e as pessoas que me conhecem também! Posso garantir que todas as noites deito a minha cabeça na almofada sem qualquer tipo de peso na consciência! :) e você? Consegue? :)
Caro S.P. , esta a querer dizer-me q só olha e só diz Boa Noite a um "avião"?? Isso demonstra excesso de boa educaçao da sua parte! Cumprimentar "avionetas" n faz parte do seus planos! ;) Compreende-se!

Mas como bem educada que sou, mesmo você nao sendo um avião, eu vou continuar a cumprimentá-lo! :)

Anónimo disse...

Engraçado, quando a Prof. Gabriela veio para aqui queixar-se que a candidata à Junta pelo PS não a tinha cumprimentado, não se ouviu o SP a dizer que às vezes andamos tão absorvidos com os nossos pensamentos que nen reparamos nos que se cruzam connosco. Não, a moça era arrogante, etc, etc.. Dois pesos duas medidas. Vamos estando habituados

Anónimo disse...

Texto fastidioso demais para ler na integra. Quanto à imagem da menina a comer melancia, escrevam essa expressão no google, ou em inglês, e vejam quantas aparecem. É só escolher. Foi o que fizeram. Grande coisa...

Anónimo disse...

fastidioso? não gosta de se reler ? temos pena

fiz a busca que recomendou, não encontrei, nem podia encontrar, a foto do TPA e voçê sabe muito bem porquê

Há uma ideia e um conceito por detrás da foto, e não foi buscando no google que ela surgiu