.

.

.

.

sábado, 28 de julho de 2012

Ordem passa a validar entidades para exame psicológico de condutores

 Exames são agora obrigatórios para condutores com dependência de álcool ou carta caçada
A Ordem dos Psicólogos vai passar a reconhecer as entidades que fazem a avaliação psicológica de condutores. A lei entra em vigor em Novembro e passa a definir com clareza que a avaliação psicológica só poderá ser realizada por psicólogos e também que as entidades designadas pelo Instituto de Mobilidade e Transportes Terrestres para realizarem estes exames devem ser reconhecidas pela ordem. “Os condutores têm agora a garantia de que quem lhes faz a avaliação psicológica está capacitado para o fazer”, explica ao i o bastonário da Ordem dos Psicólogos, Telmo Baptista.
As regras e os papéis estão agora bem definidos no novo Regulamento da Habilitação Legal para Conduzir. O médico faz a avaliação da aptidão física de todos os condutores, enquanto os psicólogos realizam os testes psicológicos.
Cada um passa a ter função e competências próprias. O médico avalia as faculdades física e mental a todos os que se candidatam à carta de condução ou querem revalidá-la e, sempre que considerar necessário submeter o paciente a exames psicológicos, deve encaminhá-lo para um psicólogo com formação específica: “Não pode ser qualquer um de nós. Eu, por exemplo, não estou habilitado para executar essa função”, esclarece Telmo Baptista.
A avaliação da aptidão psicológica realizada por psicólogos passa também a ser obrigatória para os condutores de qualquer categoria de veículos com carta caçada por decisão de tribunal ou por acumulação de contra-ordenações graves ou muito graves, como os casos relacionados com dependência de estupefacientes ou de álcool. “Trata-se de um reconhecimento que esperávamos há muito que fosse traduzido na lei. O papel dos psicólogos assume uma outra importância. Basta pensarmos, por exemplo, que os casos de condutores com licenças caçadas ou com problemas de alcoolismo não são assim tão poucos.”
Mas não são apenas os que tiveram problemas com a justiça que estão sujeitos a avaliações psicológicas. Estes exames passam também a ser exigidos a quem se candidata ou pretende revalidar a carta de pesados de mercadorias, pesados de passageiros, de veículos de emergência ou de transporte e transporte escolar. São novas competências para os psicólogos e para a ordem que – avisa o bastonário – acarretam mais responsabilidades, dado que agora têm também o “dever de fiscalizar a aplicação da lei”.
«i»

Sem comentários: