.

.

.

.

domingo, 31 de julho de 2011

Os meloeiros ganharam dinheiro e investiram-no e concorde-se ou não ainda hoje vivemos um pouco à "babugem" desses tempos áureos

Peço imensa desculpa mas este tipo de comentário elevado a post mais me faz lembrar a máxima: preso por ter cão e preso por não ter.
Sinceramente estou-me borrifando se o festival é levado a cabo pela câmara, se pela junta e se são socialistas ou comunistas quem nos governam, (lá bem no fundo é tudo vinho do mesmo casco) mas penso que este tipo de iniciativas trás sempre algum valor acrescentado à terra, mesmo que sejam só os seareiros a ter o lucro.
Repare-se mesmo que se vendam parte dos melões e das melancias sem IVA é preciso não nos esquecermos que praticamente todos os factores de produção: combustíveis, plásticos, sementes, fitosanitários etc foram comprados com o IVA, logo é falso que o Estado (essa entidade cancerosa abstracta que nos corrói as entranhas) não arrecade uns largos milhares em impostos.
Depois veja-se outra coisa, no tempo em que Alpiarça tinha perto de um milhar de seareiros de melão e nos anos em que esta fruta foi tabelada (até 1986 ou 87) foram os anos em que mais dinheiro se ganhou nos melões, mas foi igualmente o período em que alpiarça mais se desenvolveu.
Os meloeiros ganharam dinheiro e investiram-no e concorde-se ou não ainda hoje vivemos um pouco à "babugem" desses tempos áureos.
 Por sinal já se questionaram como seria hoje Alpiarça sem o dinheiro que se ganhou nos melões?
 Era com certeza como algumas terras nossas vizinhas se não tivessem vendido tanto vinho feito à martelada. Para finalizar: venham mais Festivais do Melão; Da cenoura; Do Pimento; do Milho e do que quer que seja. Mas que sejamos francos que digamos bem quando se faz alguma coisa e que digamos mal real quando não se faz!
Opinião de um leitor
Noticia relacionada

1 comentário:

Joao Chamico disse...

Joao Chamico Fazer, fazer, fazer. Isso é o que importa acima de tudo e é de iniciativas que um país, uma região. uma cidade, uma vila, uma aldeia se constroem. No que se refere ao IVA ou ao não IVA concordo em absoluto consigo. Infelizmente a "fome insa...ciável" do estado por dinheiro acaba por produzir efeitos contrários aos pretendidos, porque, como diz e muito bem, esses dinheiros acabam por entrar no mercado "normal" e vão pagar impostos. Já os pagaram a montante na aquisição dos bens necessários à produção e acabam por pagar quando as pessoas vão depois adquirir outros bens com o dinheiro ganho. É óbvio que não podemos fazaer a apologia da economia paralela, mas a verdade é que se um seareiro tiver prejuízos o estado também não lhe vai matar a fome.
(Facebook)