.

.

.

.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Faltam 2 dias para terminar a Campanha Eleitoral para o Presidente da Republica

Artigo de Opinião

Hoje faltam 2 dias para terminar a Campanha Eleitoral para o Presidente da Republica e pela primeira vez vou pronunciar-me sobre o que sinto de positivo desta campanha.
Candidaturas independentes de Partidos
Como sabem fui candidato pelo CDS à Assembleia Municipal de Almeirim e sei as enormes dificuldades que todo o grupo teve para conseguir atingir os seus objectivos, na formação das listas, nos baixos orçamentos, na disponibilidade e empenho pessoal que cada um deixou em torno de uma candidatura. Assim os candidatos Fernando Nobre, Defensor Moura e José Manuel Coelho já ganharam por conseguirem recolher as assinaturas e tratarem de todo o processo eleitoral, recorrendo a uma campanha temática e voltada para os temas que mais os interessa.
Candidatura de José Manuel Coelho – saber utilizar o Marketing Eleitoral
Se existe alguém que eu escolheria para director de marketing de uma empresa seria sem dúvida o responsável da campanha Eleitoral de José Manuel Coelho. Sem dúvida provou com iniciativas como a utilização de um carro fúnebre, a entrega de um submarino de brincar na sede do CDS e com a distribuição em Gondomar de Batatas em sacos azuis que se pode fazer uma excelente campanha de Marketing com custos reduzidos.
Em 2 semanas passou de popular desconhecido ao Tiririca do Povo. (Nota: O Tiririca foi uma personagem criada à muitos anos por uma actor muito conhecido brasileiro, actualmente é o deputado federal que obteve mais votos na últimas eleições do Brasil) Penso que a escolha do nome surgiu de forma aparentemente descontraída, mas é muito eficaz. Se por acaso Cavaco Silva não for Eleito à 1.ªvolta, acredito que terá sido mais afectado com esta candidatura do que com as candidaturas restantes.
José Manuel Coelho é o candidato Outsider, ninguém saberá quanto valerá este candidato.
Candidatura de Defensor Moura – Do PS descontente
Sempre pensei que esta candidatura fosse uma candidatura para apoiantes do PS descontentes com a introdução de Portagens nas SCUTS poderem votar em alguém que não Fernando Nobre. Cada dia que passa da Campanha verifico que não me enganei.
Fez bem apostar na Região do Minho onde receberá mais votos dado o seu local de nascimento, no entanto o resto do país não o apoia.
Candidatura de Manuel Alegre - Há alturas que mais vale estar quieto
Penso que a Candidatura de Manuel Alegre um erro.
Embora seja meu conterrâneo (tal como eu nasceu em Águeda) creio que seria desnecessário candidatar-se contra Cavaco Silva após ter perdido as Eleições Presidenciais de 2006.
Penso que poderia ter surgido uma candidatura mais forte do PS com nomes que fossem mais consensuais. Durante a Campanha deveria ter melhorado a postura de Estado, e esta falta de cuidado pode ter-lhe custado os votos que ele precisava de ter para chegar a uma segunda volta (Penso que ficará em 3 lugar depois do Dr. Fernando Nobre).
Sentimos que é uma campanha de 2 sentidos, o de estar contra o governo (sendo apoiado por B.E.) e por outro lado o não poder falar em determinados assuntos que são bandeiras do PS e que ele até estaria contra.
Candidatura de Dr. Fernando Nobre – O humanista
Este vai ser o candidato de esquerda que se apresentou com o melhor perfil para presidir a um país, sendo certo que vai atrair o voto feminino devido à sua actuação cívica muito ligada à AMI.
Esmo que não chegue a uma segunda volta não deve desanimar porque a forma como foi empreendida a campanha foi digna. Apenas precisa de saber melhor distinguir as funções de Presidente da Republica e as de Primeiro Ministro que têm funções muito diferentes.
Candidatura Cavaco Silva – Em busca da reeleição
Uma candidatura normal, sem grandes sobressaltos e com a utilização intensiva do recurso ao tradicional ‘não posso comentar porque …’
Sabe a que se candidata e as posturas a tomar. É o político mais popular actual, independentemente de ganhar numa 1 ou 2 volta, certamente será ele o presidente de Portugal após os actos eleitorais para este cargo.
Candidatura de Francisco Lopes – o discurso de sempre
Sobre esta candidatura não acompanhei muito, mas não deve ter havido grandes diferenças em Relação à linha que o PCP actua normalmente.
Foi assim que eu interpretei as eleições e hoje sinto-me esclarecido sobre quem vou votar para a Presidência da Republica.
Acabo com o tradicional lamento de verificar poucos debates de ideias e apenas ter observado o ataque pessoal a candidatos.
Dia 23 de Janeiro não se esqueçam de ir votar.
Por: Paulo Mendes da Paz


Sem comentários: