.

.

.

.

sábado, 24 de abril de 2010

Abril de novo

Por: António Filipe *
Comemoramos Abril de novo. O 25 de Abril foi a Revolução que correspondeu aos grandes desígnios nacionais de democracia, liberdade, pluralismo, justiça social, independência nacional, subordinação do poder económico ao poder político democrático, garantia dos direitos dos trabalhadores, igualdade de oportunidades no acesso à educação, ao ensino e à fruição de bens cultural, descentralização do Estado e participação dos cidadãos na vida pública.
E é por terem consciência de que o 25 de Abril representou e representa estes valores que os portugueses, os trabalhadores que continuam a ser explorados, os jovens que se interrogam quanto ao seu futuro, olham à sua volta e fazem o balanço da situação em que vivem e das perspectivas que se abrem para os dias que hão-de vir. Não faltam, infelizmente, motivos de preocupação.
Preocupação, quando vemos o nosso país cada vez mais submetido, no plano político e económico aos ditames de Bruxelas, quando vemos a nossa indústria a ser desmantelada e a nossa agricultura a ser abandonada e o nosso mercado a ser invadido por produtos importados. Preocupação, quando vemos o nosso país cada vez mais dominado pelos grupos económicos. Preocupação, com o desemprego, com a precarização do trabalho, com os baixos salários, com a destruição dos direitos dos trabalhadores. Preocupação, com os direitos sociais, com a falta de acesso a cuidados de saúde, com a de gradação das pensões de reforma, com os ataques à escola pública. Preocupação, com o acesso à Justiça e com a impunidade da corrupção. Preocupação, com o apagamento da memória do que foi o fascismo.

Por tudo isto, as comemorações do 25 de Abril não podem ser uma jornada de conformismo ou um muro das lamentações. Os ideais de democracia e de justiça social que levaram tantos democratas a afrontar o fascismo e que determinaram os militares de Abril a derrubar a ditadura, são os mesmos que levam hoje os trabalhadores, os jovens, e todas as camadas da população que se sentem lesadas por más políticas, a lutar pelos seus direitos e a exigir uma viragem política no sentido dos valores de Abril.

* Deputado pelo PCP na Assembleia da República

Sem comentários: