.

.

.

.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

SÓ OS MILITANTES DO PCP MERECEM SER HOMENAGEADOS NO "25 DE ABRIL"?

De um leitor foi recebido um comentário onde é contestado a nomeação de alguns nomes que a bancada da CDU propôs para serem homenageados no “25 de Abril”.
Salienta o mesmo que até parece que o “25 de Abril” «foi um exclusivo de pessoas que detivessem o cartão do PCP” » quando na verdade e segundo dá a entender o comentarista, outros alpiarcenses seriam merecedores de fazerem parte desta "lista" de homenageados e serem englobados na proposta que a bancada da CDU apresentou.
Destaca o mesmo que apenas se «salva da lista de filiados no partido, António Cavaca Calarrão».
João Brito, deputado do PSD também destacou outro alpiarcense, talvez também merecedor de mais uma homenagem mas não foi tomada em atenção a ideia do “líder” do PSD.
Afinal parece haver mais pessoas interessadas em homenagear outros alpiarcenses que segundo o comentarista devem estar afastados de filiações partidárias.
Transcrevemos parte da proposta apresentada pela bancada da CDU:
«Alpiarça ficará na História pelo exemplo e coragem das suas gentes na resistência anti-fascista ao longo de mais de quatro décadas.
Por defenderem melhores condições de vida e trabalho, para conquistar a Liberdade e a Democracia, muitos homens e mulheres de Alpiarça enfrentaram a dura vida da luta clandestina, o afastamento da família, a prisão, a tortura e a morte, abdicando das suas vidas pessoais no período mais doloroso da nossa História recente.
Alpiarça não pode deixar de se orgulhar e lembrar às gerações futuras a contribuição abnegada que estes homens e mulheres deram para conquista da paz e da liberdade.
Uma forma de honrar e homenagear a História e os seus protagonistas é o reconhecimento público da sua luta e do seu papel determinante nos ideais consubstanciados na revolução do 25 de Abril.
Neste sentido, a bancada da C.D.U. da Assembleia Municipal de Alpiarça propõe que sejam homenageados, no âmbito das comemorações do 25 de Abril, todos os homens e mulheres de Alpiarça que se destacaram na resistência anti-fascista….».
Para saber mais, carregue em: ASSEMBLEIA MUNICIPAL APROVA ORDEM DE TRABALHOS

4 comentários:

Anónimo disse...

Este comentário só pode ser de algum invejoso ou da reacção. Se querem que outros alpiarcenses sejam homenageados é proporem os nomes nos locais próprios ou em nome de algum partido que não seja o PCP para depois não dizerem que só os comunistas é que vão constar na homenagem

Anónimo disse...

Estamos na era do PCP por isso axo que a resposta esta dita, para nao falar na era do PS a coisa por vezes bem pior, mas em fim, temos de ser realistas, estamos em Alpiarça

Anónimo disse...

A questão é que as pessoas que arriscaram a vida, as que sempre lutaram, e, como é dito na moção, em detrimento das suas vidas pessoais, dedicaram as suas vidas em prol da liberdade, da democracia, não se calaram perante as injustiças e perante a miséria em que vivia este país eram comunistas. E nada ganharam com isto…
A contribuição dos comunistas para a resistência anti-fascista é um facto histórico indesmentível.
Haja alguém capaz de desmentir que os nomes propostos para serem homenageados foram de facto heróis. Não é por acaso que, naquele tempo, em Alpiarça existia um posto da PIDE.
Sendo o 25 de Abril o dia da Liberdade, é o momento próprio para reconhecer publicamente que estes homens e estas mulheres lutaram e se sacrificaram por ela.
Esta homenagem é um dever da verdade, é um agradecimento de todos nós às pessoas que tanto sofreram nas prisões e fora delas, que por tantas privações e tantas humilhações passaram.
Deveria constituir um motivo de orgulho.
Só peca por ser tardia.

Simplesmente EU disse...

O Posto da PIDE só existia porque existiam comunistas em Alpiarça?Quantas vezes o Zé Goela levou pancada no posto da PIDE, será que ele era comunista? Quantas vezes os jovens na altura eram interceptados pelos agentes da PIDE,e algumas vezes levavam 'uns abanões' esses jovens não eram clandestinos, mas faziam muito trabalho clandestino e muitos não eram comunistas (alguns até católicos, com frequencia seminarista)... garanto-vos...nem só os comunistas em Alpiarça ou mesmo por todo o nosso pais estiveram na linha da frente do combate à ditadura, muitas outras pessoas e de muitas tendencias politicas o estiveram, por isso não entendo a razão destas homenagens, embora justas pelo percurso pessoal de cada um, sómente a pessoas ligadas ao PCP.

Até...