.

.

.

.

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Só com a luta se consegue

Por: Victor Fernão Pires
Fernandes
OS TRABALHADORES TEM QUE LUTAR SEMPRE UNIDOS PELOS SEUS DIREITOS, SEJAM GOVERNOS DA DIREITA OU DA ESQUERDA.
"Diz-se atentismo quando aqueles que deveriam impulsionar a transformação ficam à espera de que essa transformação aconteça sem eles próprios se envolverem, e quando esse próprio envolvimento é condição para que a transformação se dê. O atentismo é uma forma de idealismo, logo, é anti-marxista. 
Na situação que vivemos hoje, com a alteração na correlação de forças que de facto aconteceu no dia 4 de Outubro, é possível avançar, reconquistar pedaços do que foi roubado ao povo e aos trabalhadores nos últimos anos, travar ofensivas em curso e até lançar uma ou outra contra-ofensiva. Mas só é possível avançar na exacta medida em que essa correlação de forças se alterou, (e ela não se alterou assim tão significativamente) e construindo novas e positivas alterações na correlação de forças, e particularmente na mais decisiva de todas as suas componentes, a confiança, perspectiva e disponibilidade para a luta dos trabalhadores. 
(...) 
Uns e outros, se ficarem à espera seja do que for, de um «governo de esquerda», de um «grupo técnico» ou de «acordos parlamentares», verão frustradas as suas expectativas, pois só é possível avançar se o processo pelo qual esse avanço se der criar ele próprio novas e positivas alterações na correlação de forças."
                                 

Sem comentários: