.

.

.

.

terça-feira, 27 de outubro de 2015

PARA QUANDO A INAUGURAÇÃO DO «RESTAURO DA VERGONHA» DA OBRA DOS EXTERIORES DA CASA DE JOSÉ RELVAS, MUSEU DE ALPIARÇA?

Pergunta-se para quando a inauguração da obra de recuperação dos exteriores da Casa dos Patudos?



O Sr. Relvas deve estar envergonhado!


O Salão Polivalente do Museu dos Patudos é a prova feita e acabada da inutilidade (para não dizer imbecilidade) demonstrada pelo Executivo da Câmara Municipal de Alpiarça.
As fotografias que se apresentam todas publicadas pelo Jornal Alpiarcense demonstram bem que para qualquer Projetista com dois dedos de testa que era impossível fazer a recuperação das antigas cavalariças da maneira como foram feitas.
O estado de degradação à vista de todos, não só por ter sido usado como cavalariça com dejectos, estrume e urina de cavalos junto das paredes e alicerces, como as dezenas de anos de abandono, inviabilizariam que se deixassem tijolos à vista como o Projetista quis fazer.
Pior do que isso e apesar de alertado, o Projectista com a conivência e anuência do historiador Mário Pereira, que deve perceber tanto de obras e de gestão da coisa pública, como nós de lagares de azeite, decidiu mandar o anterior projecto do Salão de Chá que era um edifício construído de raiz mas respeitando a traça arquitectónica do Museu e do que foi dito pelo Sr. José Relvas em Testamento, literalmente às urtigas e no seu lugar edificou uma Tenda Toureg inspirada na que o ditador Mumar Kadafi mandou montar em Lisboa.
Acontece que, como era de esperar, as paredes em tijolo centenário apodrecidas, embebidas em urina de cavalo e salitre não se adequaram ao tipo de recuperação que foi feito e agora é vê-las em permanente degradação.
O telhado e beirados não são em telha cerâmica como ditou o Sr. Relvas no seu testamento e aquilo que ali está é a vergonha da entrada sul de Alpiarça.
A polémica com o muro e depois com este anexo foi tanta que a obra ainda hoje está por inaugurar.
Será que a placa que foi feita para a inauguração na altura será qualquer dia posta à socapa no salão polivalente, quando for posta toda a sinalética em falta?
É tão vergonhoso que até hoje o Sr. Presidente da Câmara de Alpiarça nunca concluiu os trabalhos no exterior do Museu, inclusive colocando a sinalética adequada e por isso a obra ainda não foi inaugurada.
Pergunta-se para quando a inauguração da obra de recuperação dos exteriores da Casa dos Patudos?
O Sr. Relvas deve estar envergonhado!


https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTiqA3Vr5UYNpOheW_02o1NL6BQjm2pTVI4mzxh_Ch5cFpt2UAB

https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSQ95FunHLxxfw3ASnhqFM-vtbtnOypXAbKwlSjjTJJnLeII6gJ

http://2.bp.blogspot.com/-FdFIfT7sKVY/UmWKAfAN4LI/AAAAAAABebQ/n-D9-V1dzjA/s1600/a1.jpg

https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRMBxLlevxtA9E7Mi9wmM59kMec3z6kSxcpxzLDaEu1LSQYbOyE

https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSq5EztEHVPeD8pOC3C26KKLd9-9MPO6ccPRbf7yAGj2C9BBdLP

1 comentário:

Anónimo disse...

Vai ser bonito vai, daqui até 2017.

Os buracos são tantos e tão grandes que começa a ser o princípio do fim!