.

.

.

.

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Bruxelas quer acompanhamento individualizado para desempregados há mais de um ano

Segundo as estimativas da Comissão, existem actualmente na UE mais de 12 milhões de pessoas desempregadas há mais de um ano.
A Comissão Europeia propôs hoje aos Estados-membros orientações para melhorar a ajuda prestada aos desempregados de longa duração.
A proposta hoje apresentada pelo executivo comunitário contempla como principais medidas incentivar o registo dos desempregados de longa duração junto de um serviço de emprego e proporcionar a cada desempregado de longa duração registado uma avaliação individual aprofundada destinada a determinar as suas necessidades e potencialidades, o mais tardar aos 18 meses em situação de desemprego.
Na sequência dessas avaliações, os Estados-membros devem então, segundo a proposta de Bruxelas, celebrar com todos os desempregados de longa duração registados, um acordo de integração no emprego o mais tardar aos 18 meses no desemprego.
Este "acordo de integração no emprego", aponta a Comissão, deverá consistir num plano individualizado capaz de trazer os desempregados de longa duração para o mercado de trabalho e, "dependendo dos serviços já existentes nos Estados-membros, este plano pode incluir medidas como mentoria, ajuda à procura de emprego, novas acções de educação e formação, bem como outras formas de apoio para habitação, transportes, serviços de cuidados de saúde e de acolhimento de crianças ou medidas de readaptação".
Segundo as estimativas da Comissão, existem actualmente na UE mais de 12 milhões de pessoas desempregadas há mais de um ano, o dobro do valor registado em 2007 e que representa cerca de metade do número total de desempregado na Europa.
«Lusa»

Sem comentários: