.

.

.

.

sábado, 16 de maio de 2015

Tende-se a comparar as Assembleia Municipal à Assembleia da República


Caro comentador ("Vereadores da oposição só podem falar com autoriza...":), não preciso consultar actas dos nossos vizinhos. Se tiver mesmo interesse provo-lhe através de actas da AM de Alpiarça que existem intervenções de vereadores na altura na oposição, nomeadamente do sr. Henrique Arraiolos e da Drª Sónia Sanfona. Sobre mentiras estamos esclarecidos, penso ...
Tende-se a comparar as Assembleia Municipal  à Assembleia da República quando o governo presta contas aos deputados da República sobre a sua governação.
Como lhe disse e reafirmo, um governo da república e um executivo autárquico têm algumas semelhanças, mas a composição é completamente diferente.
Enquanto num governo todos os ministros respondem e obedecem ao 1º Ministro, nas autarquias os únicos que têm dependência hierárquica são os vereadores eleitos pelo mesmo partido.
Por outras palavras um governo central é sólidário politicamente, a nivel local não o é certamente.
Compreende-se que não faria sentido a bancada do PS questionar o seu vereador, ou a do TPA o seu.
Cada bancada deve saber as posições que os seus vereadores tomaram.
Democráticamente não deveria ser impedido que bancadas diferentes queiram saber porque foram tomadas certas posições pelos vereadores da oposição, até para o cabal esclarecimento de questões de maior gravidade ou complexidade.
Um deputado que queira votar ou tomar posições em consciência devia ter esse direito. Mas como todos sabemos as coisas nãos e passam assim ...

Sem comentários: