.

.

.

.

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Portugal é 8.º entre 28 países no incumprimento de crédito

Portugal tem o oitavo pior índice de incumprimento de crédito entre 28 países europeus, segundo um estudo das empresas Intrum Justitia e Oliver Wyman, a que a agência Lusa teve  acesso.
O estudo analisa a situação do crédito dividindo-o em hipotecário, pessoal e a Pequenas e Médias Empresas (PME) em 28 países europeus e faz uma previsão da sua evolução nos próximos três anos.
De acordo com o estudo, Portugal surge em oitavo lugar numa tabela que é liderada pelo Chipre, pela Grécia e pela Irlanda.
Com piores índices de incumprimento de crédito do que Portugal surgem ainda Itália, Eslovénia, Espanha e Hungria (sendo que este último país é classificado no estudo como 'país emergente').
Dividindo os tipos de empréstimo, Portugal piora para sétimo lugar do 'ranking' de incumprimento de crédito no que diz respeito aos empréstimos a PME (ficando à frente da Hungria).
Portugal sobe também para a quinta posição no índice de incumprimento de crédito no que diz respeito apenas a empréstimos pessoais, ficando atrás do Chipre e da Grécia (separados no estudo no grupo de 'países desenvolvidos') e da Hungria e da Letónia (no grupo de 'países emergentes').
No crédito à habitação, Portugal melhora ligeiramente a sua posição, ficando em 10.º lugar, depois de países como Chipre, Grécia, Irlanda, Itália, Espanha, Eslovénia, Malta, Hungria e Letónia.
O estudo da empresa sueca de gestão e recuperação de crédito Intrum Justitia e da consultora estratégica Oliver Wyman faz ainda uma previsão da evolução do crédito nestes 28 países europeus, concluindo que se verifica "maior incumprimento no sul da Europa e nos empréstimos às PME".
No caso português, o estudo conclui que "a banca vai ter de lidar com o fardo do crédito malparado nos próximos anos", mas que "a aprendizagem da situação vai influenciar a performance financeira no futuro", bem como as condições de mercado, que, considera, "vão melhorar".
A Intrum Justitita escreve ainda que "os bancos devem concentrar-se no desenvolvimento de modelos de negócio e fazê-lo de forma eficiente".
Chipre, Grécia, Irlanda, Itália, Eslovénia, Espanha, Portugal, Malta, Bélgica, Áustria, Holanda, França, Reino Unido, Dinamarca, Luxemburgo, Alemanha, Finlândia, Suíça, Noruega, Suécia, Hungria, Letónia, Rússia, Eslováquia, República Checa, Polónia, Turquia e Estónia foram os 28 países analisados pelo Estudo.
«NM»

Sem comentários: