.

.

.

.

sábado, 25 de abril de 2015

O melhor do mundo está em Portugal

Estranhamente de um momento para o outro passámos a ter o melhor do mundo: temos a melhor praia do mundo, a melhor estrada do mundo, o melhor peixe do mundo, as melhores paisagens, as melhores ondas do mundo, etc.,etc..,que já são tantas as coisas “melhores do mundo” que temos que começar a tomar nota  no bloco de apontamentos.
O certo é que toda esta “publicidade” gratuita faz mais pelo turismo português de que os governantes responsáveis pela área que não são capazes de difundir o melhor de Portugal e muito menos de levar a conhecer ao mundo o que é nosso com o impacto que estas pequenas noticias tem no mundo inteiro.
Mas este “estranhamente” tem a origem não nas grandes reportagens mas sim na crise que a imprensa internacional atravessa.
Deixou de ter repórteres para comprar o “serviço” aos freelancers que para sobreviverem correm o mundo ou pesquisam locais de interesse para depois venderem o seu trabalho aos grandes jornais.
Ganham os jornais e ganham os jornalistas desempregados.
O escriba escreve e fotografa o que viu de uma forma tão “sublime” que depois de ter sido “oferecido” o respectivo “trabalho” a troco de determinado valor ao jornal escolhido este acaba por publicar por causa da qualidade ou do interesse que a “noticia” poderá ter para o jornal.
No fim de contas ganham eles e ganhamos nós mesmo que a melhor praia do mundo (D. Ana em Lagos) não tenha capacidade para receber do que mais de 500 pessoas na altura do Verão. Quase rebenta pelas costuras por ter tanta gente e tão pouco espaço.
Estas “noticias” fazem-me lembrar um certo semanário nacional, de grande expansão, que pretendendo dar cobertura ao que sucedeu com o BES, mandou um estagiário fazer um estudo para saber quantos “Espíritos Santos” estavam ligados ao escândalo.
O dito aprendiz da arte de bem escrever que nunca tinha saído de Lisboa não se atrapalhou: foi à lista telefónica e zás.
Descobriu que nas “Páginas Amarelas” constavam 485 “Espíritos Santos”.
Passados poucos dias depois o jornal anunciava:
“…Todos os 485 membros da família “Espírito Santo” estão ligados ao escândalo do BES e todos são accionistas do Grupo Espirito Santo…”
Temos assim o “melhor do mundo” diariamente nas nossas casas porquanto no meio desta desgraça ficamos ainda a ganhar pela publicidade gratuita que nos fazem e quem não souber vender que feche a loja.
Por: António Centeio

Sem comentários: