.

.

.

.

sexta-feira, 13 de março de 2015

DOS LEITORES: Um presidente de Câmara que interrompe a reunião para ofender um vereador

Isto realmente só mesmo em Alpiarça numa reunião conduzida por um presidente de câmara marxista-leninista!


Por: Mário Neves
Senhor administrador do Jornal Alpiarcense, confesso que não tenho grande queda para a escrita e por isso raramente deixo aqui opinião, apesar de ser vizinho de Alpiarça e ser um leitor regular deste jornal. No entanto, ao ver aqui alguns minutos deste vídeo da última reunião de câmara ("VIDEO DA REUNIÃO DA CÂMARA REALIZADA NO DIA 09 DE...": )fiquei de tal maneira indignado com o que vi que não posso deixar de dizer o seguinte:
Que presidente é esse que tendes na Câmara Municipal de Alpiarça, que quando quer mandar alguém para o "C...." ou outro sítio qualquer, pára a reunião para o fazer, julgando que com o acto de interromper a reunião tem toda a legitimidade de ofender quem quer que seja e dizer todas as bacoradas que entender, sem ficar registado na acta da reunião?
Ao longo da minha vida e devo dizer que felizmente já vai em sete décadas, nunca vi tal coisa.
Um presidente de Câmara interrompe a reunião para ofender um vereador e, depois de ter consumado o seu desejo, põe de novo a reunião em marcha, como se nada se tivesse passado. Faz lembrar-me tristemente, os camionistas que antigamente paravam o camião junto aos pinhais, serviam-se das mulheres que ali estavam a ganhar a vida e depois prosseguiam viagem como se nada tivesse acontecido no seu percurso. Também, com quinze ou vinte minutos de paragem, o camionista sentia-se realizado e o patrão não daria por nada. É duro fazer este paralelismo mas, é o que me ocorre.
Voltando ao motivo que me trouxe aqui, como podem os próprios funcionários com estes exemplos pouco edificantes vindos de cima ter a postura que seria desejável no seu trabalho? É visível no vídeo, e não sei porque não cortaram também essa parte, a senhora funcionária a tentar influenciar o presidente da câmara, enquanto um vereador expõe as suas razões, como que a dizer acabe-se com a conversa das actas que já cheira mal! Contado assim simplesmente, pouca gente irá acreditar!


Sim senhor, e estamos nós no ano de 2015 da era de nosso senhor Jesus Cristo. Isto realmente só mesmo em Alpiarça numa reunião conduzida por um presidente de câmara marxista-leninista!
Irei contactar alguns amigos que tenho ligados à imprensa para que divulguem esta maneira de conduzir reuniões que é realmente uma coisa espantosa senão única nos palcos camarários de Portugal.
Grato pela atenção e peço desculpa pelo tom vernáculo e calejado dos anos, que nos dão às vezes esta liberdade de também dizer asneiras.

15 comentários:

Anónimo disse...

E cá está o que esta gente quer! Fazer estrilho, provocar as pessoas para depois irem fazer de tudo para divulgar uma imagem má de Alpiarça! E é esta gente que diz querer defender Alpiarça? Esta gente não gosta desta terra, nem sequer a conhece. Este autor do post, viveu uma vida inteira alheado de Alpiarça e dos Alpiarcenses e vem agora com este paleio vergonhoso. Até traz para aqui os camionistas e as putas de beira de estrada?! Não destrua a imagem desta minha terra que tanto amo!

Anónimo disse...

Que graça. é certo que ele não merecia outra coisa se fosse comigo mandava-o à ( M----)que era o que ele merecia, pobre C muito mal empregado num ( M) como esse. E não só a ele, também a meia dúzia de ( M) que o acompanham.

Anónimo disse...

Os comentários ao artigo revelam a qualidade moral e ética de quem os faz e que só confirmam o que o articulista escreve.
Então o sr. comentador das 18:06 é de uma elevação que até faz chorar as pedras da calçada.
Não é preciso dizer mais nada de quem esta terra está refém ...

Anónimo disse...

Tudo indica que começou uma campanha de desacreditação contra com o actual presidente da Câmara, vinda de alguns adversários políticos bem identificados e localizados.
O Jornal Alpiarcense e o seu administrador não deve permitir que tal aconteça porque ao atingir Mário Pereira está a prejudicar o nome de Alpiarça.
Como alpiarcense que sou gostaria que esta guerra tivesse o seu fim e que os desentendimentos apenas existissem nas reuniões de camara para que possamos todos viver em paz e sem necessidade de quando vamos às terras vizinhas sermos gozados pelo ambiente que aqui se vive.
AAfinal o presidente da Câmara até está a fazer um bom trabalho.
Que a malta do TPA e PS sejam mais tolerantes e que saibam ser mais democráticos. Que em vez de dizerem mal arranjem soluções para que as coias possam mudar

Jornal Alpiarcense disse...

Caro comentarista das 18:35 compreendemos onde quer chegar e estamos de acordo com a sua preocupação.
Mas maneira alguma (como deve compreender) devemos impedir a opinião dos comentaristas. No entanto, esteja descansado que estamos atentos porque, por razões que não conseguimos ainda apurar, na verdade parece que começou uma espécie de “campanha de desacreditação” à qual somos alheios e muito menos pretendemos participar

Anónimo disse...

A única gozação que os alpiarcenses notam quando vão a Almeirim ou Santarém é dizerem que vimos de Leninegrado ou de Moscovo.
Só durante a governação do Dr. Rosa do Céu esse estigma acabou e várias vezes ouvi dizer bem do que estava a acontecer em Alpiarça.
Esse de quem atingir Mário Pereira atinge Alpiarça, não lembra ao diabo a não ser em regimes onde os grandes líderes e os regimes se confundem.
Habituem-se a viver em democracia, a ouvir e a aceitar as críticas em vez de acharem que têm sempre razão apenas porque o PCP diz que é para ser assim.
Quanto à democracia não é a "malta do TPA e PS" que defende regimes totalitários de partido único ...

Anónimo disse...

Estive a ler o artigo e o velhote até foi bastante benevolente em relação ao que se tem passado nas reuniões de câmara. Por outro lado, não é nada que não se saiba já que o Mirante que tem uma jornalista profissional presente em todas as reuniões, tem dado conta dos factos que para mal da nossa terra ali têm tido lugar.
Então em vez de estarem a martelar a cabeça do António Centeio porque não vão chatear a cabeça do Joaquim Emídio? Ah, pois é! Esse dava-lhes logo como deve ser pelas trombas e dizia-lhes aquilo que nem os cães gostam de ouvir! Depois com um eco muito maior que o Jornal Alpiarcense! Por isso é que quando a crítica vem de Santarém vocês nem piam!
Estou certo ou estou errado?
Agora o abre-olhos veio da vizinhança, e senhor Mário dou-lhe os meus parabéns porque isso que diz é uma realidade e como se costuma dizer nas nossas terras quem não quiser ser lobo não lhe veste a pele.
Quem aqui o critica se está com tanto problema que o nome de Alpiarça seja enxovalhado, que tenha a coragem de dizer ao presidente da câmara que não é assim que deve proceder. Não é assim que vai granjear respeito! Tenha tento na língua e moderação naquilo que diz para que não dê motivos, de Alpiarça andar nas bocas do mundo por motivos de baixaria reles como é o caso.
É assim que penso enquanto alpiarcense e estou convicto que a lei da rolha ainda não chegou a este jornal. Embora muita gente tenha feito tudo para instituir aqui também essa norma.
As coisas são como são e mais nada.
Quem quer respeito tem que o dar!

Anónimo disse...

Há alguma razão editorial para que não seja dado destaque a artigos como o das 18:35 que não ofende ninguém e faz muito bem o contraditório ao post? Senão até parece que Alpiarça está contra o presidente da câmara e o executivo da CDU e essa é uma valente mentira. A opinião do autor do post é a opinião do "gabinete de Estudos" do Xico Cunha, por outras palavras, a opinião de UMA PESSOA alienada da realidade alpiarcense.

Anónimo disse...

Aconselho o das 18:56 a ler o Mirante desta semana para ver como é que trabalham em parceria as duas câmaras de Alpiarça e Almeirim, mantendo uma excelente relação de cooperação e ajuda mútua. Não se trata de nada disso que quer fazer passar, não há cá ideias de regimes totalitários nem mer*as dessas. Isso era o que você e os seus queriam para Alpiarça e, se possível, metendo algum ao bolso também.

Anónimo disse...

olha, agora a táctica é dar graxa ao JA e ao Sr. Centeio (19:47). Como se ele não os conhecesse de gingeira! Gente mal formada, pah!

Anónimo disse...

Estou de acordo com o comentarista das 19:52 "não há cá totalitários nem m**das dessas..."
De facto tem razão. O que há cá é gente com falta de nível educacional e outras coisas...
Quanto à cooperação entre municípios é outra coisa completamente distinta que nada tem a ver com falta de educação.

Anónimo disse...

Pergunta o comentarista das 19:52 se haverá algum motivo editorial para que o "artigo" das 18:35 não seja publicado.
Bom, eu não tenho qualquer responsabilidade no JA mas, chamar artigo a um corpo com meia dúzia de linhas, parece-me manifestamente exagerado...será o mesmo que chamar Navio a uma canoa.
Mas, vejamos:
"Como alpiarcense que sou gostaria que esta guerra tivesse o seu fim e que os desentendimentos apenas existissem nas reuniões de camara para que possamos todos viver em paz e sem necessidade de quando vamos às terras vizinhas sermos gozados pelo ambiente que aqui se vive."
Senhor comentarista, qual o filho que pode viver em paz, vendo os pais em guerra permanente, por motivos que todos conhecem?

Tenhamos pelo menos alguma sensibilidade e honestidade intelectual, bolas!
Os erros não devem ser repetidos mas sim corrigidos! Não acha senhor comentarista?

Anónimo disse...

Estas ( B) são muito bem educadas, pelos antigos costumes, Não mandam ninguém para o (C) e só que é pena é a maioria dos alpiacenses estarem com os olhos abertos e não vão na cantiga estes grandes ( O )

Anónimo disse...

O senhor comentarista das 18:35, diz a dada altura: "Que a malta do TPA e PS sejam mais tolerantes e que saibam ser mais democráticos".
Não está a sugerir que a oposição faça um papel simplesmente decorativo como fez a CDU nos últimos anos que foi oposição, pois não?
Quem parece não gostar das regras democráticas não é certamente a oposição, meu caro. Basta tomar nota dos comportamentos de uns e outros.
...Depois:
"…em vez de dizerem mal arranjem soluções para que as coias possam mudar."
A única solução admitida pela CDU parece ter sido esta ideia do vereador Cunha para resolver o problema das actas e todos sabemos bem porquê. A proposta das bicicletas para a GNR não foi chumbada, mas também nunca mais ninguém falou nisso e, as bicicletas que Francisco Cunha disse até haver quem as fornecesse gratuitamente, a esta altura, já devem estar enferrujadas pela cacimba das manhãs.
Quanto ao resto das outras propostas apresentadas como soluções noutras vertentes pela oposição mereceram da CDU a parte funda e escura das gavetas.
Pergunta-se: apresentar propostas para quê? Para o boneco?

Anónimo disse...

Com que então o "velhote" não tem queda para escrita...?
É caso para dizer, o que seria se tivesse!...
Um texto realista e desapaixonado, escrito por quem está fora da terra, que nos deve fazer pensar no que somos, onde estamos e para onde queremos ir, sem qualquer sombra de dúvida.
É tempo de repensar, de aproveitar para Alpiarça o que é de facto positivo, o que está bem, e corrigir o que está mal. Mas isto, a vários níveis: políticos, culturais, sociais, económicos e sobretudo de relacionamento humano.
Sem esta regra de ouro, nunca mais passaremos da cepa-torta e, Alpiarça será sempre mais conhecida pelos piores motivos. Fazendo mesmo esquecer o que de bom tivemos e fizemos ao longo de 100 anos de história como Concelho, que nos deve orgulhar.
Não podemos, por isso, consentir que meia dúzia destrua o que milhares construíram ao longo de várias gerações.
É tempo de dizer: BASTA! É tempo de repensar Alpiarça!