.

.

.

.

quinta-feira, 26 de março de 2015

Dívida ao FMI está 1500 milhões de euros mais cara

A desvalorização do euro fez com que os empréstimos do Fundo Monetário Internacional (FMI) ficassem mais caros para Portugal, avançou o Público.
Em abril do ano passado, quando foi entregue a Portugal a última tranche de empréstimo por parte do Fundo Monetário Internacional (FMI), o país ficou a dever à instituição 26.670 milhões de euros.
No entanto, indica o Público, esta semana, antes das primeiras amortizações antecipadas, o valor já estava próximo dos 30.400 milhões de euros.
Estes 3700 milhões de diferença devem-se à forte depreciação do euro face à maior parte das divisas internacionais. Esta desvalorização tornou mais caro o empréstimo que Portugal tem que pagar em SDR (Direito Especial de Saque, moeda usada pelo FMI nos seus créditos).
A mesma publicação indica que o Estado português está, desde abril, a registar um encargo adicional com dívida próximo dos 1500 milhões de euros, uma vez que 60% dos empréstimos cedidos pelo FMI foram alvo de uma cobertura cambial (que protege o devedor de risco  de variação do valor das moeda).
«NM»

Sem comentários: