.

.

.

.

sexta-feira, 20 de março de 2015

"Ao criarmos a zona euro, criámos um mostro"

Thomas Piketty deu uma entrevista ao Der Spiegel, reproduzida no Diário de Notícias, na qual tece fortes críticas ao modelo pelo qual a Europa se rege, nomeadamente a nível económico e financeiro.
O economista francês está certo de que, “ao criarmos a zona euro, criámos um mostro”, porque “a política financeira nunca foi harmonizada na Europa” e “antes de haver uma moeda comum, os países podiam simplesmente desvalorizar as suas moedas para se tornarem mais competitivos”.
A questão foi suscitada a propósito da Grécia, que, no seu entender, “sozinha não será capaz de fazer nada”. Isto porque “as políticas de austeridade foram levadas longe demais”, como o FMI já admitiu.
“Nós, europeus, mal organizados como somos, temos usado os nossos impenetráveis instrumentos políticos para transformar a crise financeira, que começou nos Estados Unidos, numa crise de dívida. Tragicamente, isso transformou-se numa crise de confiança em toda a Europa”, lamentou.
Ainda sobre a Grécia, frisou que “não nos devemos esquecer que nem a Alemanha nem a França, que estiveram profundamente endividados em 1945, pagaram alguma vez as dívidas na totalidade. No entanto, são precisamente estes dois países que dizem agora aos europeus do Sul que têm de pagar as suas dívidas até ao último cêntimo. É amnésia histórica. Mas com consequências terríveis”.
«NM»

Sem comentários: