.

.

.

.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Tradição volta à Vila da Chamusca em quarta-feira de cinzas

Esta quarta-feira de cinzas, dia 18 de fevereiro cumpre-se mais uma vez o tradicional jogo do quartão. Dia dedicado a uma tradição que vem do tempo em que o costume de ir à fonte era um hábito diário e o mesmo era feito com um cântaro de barro, o Chamado Quartão.
O hábito diário deu lugar à tradição, e todos os anos os rapazes encontram uma forma de diversão e percorrem a Vila com carros para pedir todos os Quartões acidentados e transportá-los para o centro da Vila para junto de tabernas onde começava o jogo.
Jogo simples mas de enorme diversão em que o cântaro circula de mão em mão, voando em jogos de surpresa, até que algum mais descuidado o deixe cair e o transforme em cacos. Nesta situação a alegria é geral com o distraído a dirigir-se à taberna mais próxima para pagar “uma rodada” de vinho a todos os participantes.
O jogo assume aqui o seu lado mais lúdico, mas acima de tudo a aproximação dos rapazes e homens para uma festa transgressora onde o vinho se espalha em gargantas roucas e gritos de diversão.
Hoje a tradição mantém-se, adaptada a novos tempos, mas com a mesma vontade de manter viva a herança dos nossos antepassados e fazendo desta tradição uma das mais genuínas que se conhecem.

Sem comentários: