.

.

.

.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Bancos deram menos 5.400 milhões de euros em crédito

Os três bancos privados em Portugal concederam menos 5.400 milhões de euros em empréstimos, no ano 2014, do que no ano anterior. Segundo a banca, a culpa não é das restrições ao crédito, mas da fraca procura.
As empresas que querem pedir créditos bancários não cumprem os requisitos para o fazer e as que têm condições para tal não parecem interessadas em endividar-se. É o que se pode constatar da análise das contas anuais dos três bancos privados portugueses.
BCP, BPI e Santander Totta concederam, no ano passado, 93,9 mil milhões de euros em empréstimos, menos 5.400 milhões do que o ano anterior, o que representa uma quebra de 5%.
Esta realidade notou-se não só no segmento particular (51,6 mil milhões de euros concedidos, menos 3% do que em 2013), como nas empresas (35,6 mil milhões de euros, o que representa uma descida de 9%).
Se para muitos a culpa é das restrições que a banca tem colocado à concessão de crédito, esse não é o entender dos banqueiros, que justificam os resultados com a baixa procura por parte dos clientes.
“No caso português, não reconheço um problema de financiamento da economia”, garantiu Fernando Ulrich, do BPI. “O crédito às empresas é um problema de confiança. Neste momento, não é um problema de falta de liquidez”, reforçou o presidente do Santander Totta, António Vieira Monteiro.
«NM»

Sem comentários: