.

.

.

.

sábado, 14 de fevereiro de 2015

A CDU que, por ironia, apresentou a queixa, está a envidar todos os esforços no sentido de "salvar" o elevador

Não deixam de ser curiosas as voltas que o mundo dá

Por: R.Y
Ultimamente temos assistido a uma acesa polémica em Alpiarça, quer nos órgãos institucionais quer nos meios de comunicação locais, devido ao facto de o tribunal ter ordenado a demolição do elevador existente num dos condomínios junto à praça de táxis, na Praceta José Pinhão, em Alpiarça, onde se situa a célebre estátua do escultor alpiarcense Armando Ferreira "A Melhor Casta" conhecida também popularmente por "Estátua da Mulher Nua".
Esta decisão do tribunal tem como origem, uma queixa apresentada há anos pela CDU enquanto força política de oposição ao PS, cujo executivo era liderado pelo socialista Joaquim Rosa do Céu.
O tribunal deu como provado o facto de o elevador se encontrar em terreno de domínio público e, como tal estar ferido de ilegalidade. Não restando dúvidas ao tribunal de que, face ao plano de urbanismo presente e à circunstância in loco, a não alteração destas condições, levará a que o elevador tenha de ser demolido.
Entretanto a Câmara Municipal de Alpiarça, agora sob a governação da CDU que, por ironia, apresentou a queixa, está a envidar todos os esforços no sentido de "salvar" o elevador. Alterando para o efeito, o Plano de Pormenor do Águias e Centro Cívico e com essa "habilidade logística" demonstrar ao tribunal que o que foi uma ilegalidade no passado deixou de o ser no presente com a alteração do plano.
Não deixam de ser curiosas as voltas que o mundo dá.
Ontem, 13 de Fevereiro de 2015, o Tribunal da Comarca de Almeirim enviou uma equipa de peritos ao célebre Lote 10, da zona do eucaliptal em Alpiarça, fazendo-se acompanhar dos advogados dos moradores e proprietários das frações do condomínio, com o propósito de avaliar o tão “misterioso” prédio, bem como as alterações entretanto efetuadas por alguns proprietários ao arrepio da legalidade urbanística vigente na altura 2000/2008.
Uma fonte por nós contactada, confidenciou-nos que os peritos ficaram boquiabertos com o que viram. Como foi possível que num espaço tão pequeno e à revelia das normas e leis do urbanismo e do próprio Código Civil que define a Propriedade Horizontal, fossem criados tantos ilícitos e trapalhadas nas barbas e com o silêncio da entidade administrativa, Câmara Municipal de Alpiarça?
Lembramos que o problema do Lote 10, conforme este jornal tem vindo a noticiar desde há anos a esta parte, foi despoletado por um dos proprietários que ao comprar a sua fração anos depois da sua construção, reparou que a mesma não estava conforme a planta de localização existente na câmara e que as Finanças exigiam nos termos da lei fiscal. Pelo facto de não ter sido respeitado o projeto inicial da obra, e tendo a fração sido abusivamente deslocada para um bico do lote, este proprietário terá sido também despojado do quintal (logradouro) do qual é comproprietário e legítimo usufrutuário de acordo com a escritura da P.H.
Como também foi tornado público, a câmara instada a intervir por um proprietário de uma das frações, na reposição da legalidade urbanística, como lhe competia enquanto entidade administrativa, sempre declinou as suas responsabilidades, limitando-se a enviar ofícios aos faltosos com meras ameaças de ocasião. Nunca demonstrou autoridade e coragem para sanar o problema que ela própria, câmara municipal, havia ajudado a criar com a falta de acompanhamento e fiscalização da obra, de acordo com o projeto por si licenciado.
Não será difícil pegarmos em dezenas e dezenas de casos desta natureza espalhados por Alpiarça que, como alguém disse nestas páginas, é transversal a todos os mandatos das várias forças políticas que geriram a Câmara Municipal de Alpiarça. Sendo assim, há uma pergunta que se impõe fazer: Quem será então o responsável que terá acompanhado vários mandatos, usando os mesmos métodos de avaliação e fiscalização dúbios e pouco criteriosos, e que com a sua conduta colocou o município de Alpiarça neste labirinto de trapalhadas urbanísticas de difícil resolução?
Noticia relacionada: "MUNICÍPIO DE ALPIARÇA GERIDO PELA CDU DEBATE QUEST...": 

8 comentários:

Anónimo disse...

Levou tempo mas foi, como diz o outro! A justiça é lenta, é lenta mas pelos vistos acaba por chegar. Dez anos depois parece que o lote 10 vai ter finalmente um desfecho. Também ouvi dizer que as viaturas no parqueamento e o rancho a dar volta ao prédio, era grande. Só faltou o traje preto a rigor. Diz um vizinho que até parecia um casamento!
No meu modesto entender a câmara que no caso, tem estado despreocupada com o assunto, deveria responder também pelas tais "trapalhadas" que foram feitas e às quais os seus responsáveis parece terem fechado os olhos.
Bem conversado, os que fizeram as obras ilegais no prédio ainda vão pedir uma indemnização à câmara pelos prejuízos causados e nós contribuintes é que vamos acabar por pagar a factura.
Já nada me espanta, depois do que tenho visto por aí.
Só espero que os proprietários do elevador fora da lei, na praça Zeca Pinhão não venham também a ficar prejudicados pelos erros de quem tinha a obrigação de zelar pelo cumprimento do projecto e ao mesmo tempo tinha a obrigação de zelar pelas normas de urbanização. Estes sim, tinham o dever de evitar estes embaraços e confusões agora causadas aos munícipes servidos pelo dito elevador. Enganar quem apenas sabe trabalhar e confia naqueles que são pagos para tomar conta destas coisas é que não está certo. Depois do mal feito colocam todos o rabinho de fora e ninguém é responsável.
Quem se lixa é sempre o zé palerma!

Anónimo disse...

Ò Senhor RY esse caso é mais velho que o senhor e não é do tempo da CDU, portanto à coisas que tem que ser chamadas pelo nome, não foi o executivo da CDU que autorizou aquela propriedade horizontal, foi no tempo do PS, e temos que também saber quem foi o construtor? não sabe pois não mas eu sei, e também sei quem são os proprietários, e agora acha o senhor que chegamos lá e arrasamos a propriedade horizontal e quem vai pagar, olhe a melhor coisa que nos aconteceu foi isto ir mesmo para tribunal, porque os proprietários não sabem viver em propriedade horizontal e zangaram-se uns com os outros, porque se não ainda os nossos imposto teriam que pagar mais uma asneirada do executivo PS, essa é que é essa o resto são parolas, parolas, não falem do que não sabem, devem primeiro investigar o assunto e não ouvirem só uma parte , deviam ouvir os proprietários e o construtor e se calhar teriam uma surpresa. O jornalismo não é nem nunca foi a noticia que nós queremos, mas sim o relatar da verdade dos factos, com provas, tudo o resto não passa de artigos de opinião.

Anónimo disse...

Senhores vejam bem as obras feitas por essa equipe cujos alguns já de lá fugiram e foram à procura do respectivo Tacho para outra equipa dita independente...E já entraram no parque subtarraneo em dia de grande chuvada, então vão. E não fica por aqui, há mais,sim onde estão as facturas dessas famosas obras?

Anónimo disse...

E ainda bem mostram as suas competencias (que esta a fazer todos esforços o que os outros deviam ter feito na altura)
e já agora quem foi que teve a ideia de chamar a si a responsabilidade desta anomalia que foi feita na altura pela mesma equipa que cometeu tantos danos ao povo. ATÉ QUE ALGUNS AINDA ESTÃO PRESOS E OUTROS SÂO ARGUIDOS.

Anónimo disse...

No caso do lote 10 lá para os lados da casa do povo, caso o tribunal decida pela demoliçäo das piscinas, muros, telheiros, águas-furtadas etc. feitos ilegalmente, só queremos ver se a Câmara CDU também vai alterar o Plano de Pormenor da zona para salvar as obras ilegais ali erigidas...

Anónimo disse...

Todos falam no lote 10 mas ninguem diz em quer rua fica e muito menos são capazes de publicar uma foto para que possa saber onde se situa. Não é por nada mas estou a 3.ooo quilómetros de alpiarça

Anónimo disse...

Sobre este tema o que já foi escrito no pasquim do Partido Socialista ou o que Pedro Gaspar já falou sobre este tema no seu pasquim?
Nada, absolutamente nada
Abaixo os pasquins do PS e do Pedro Gaspar

Anónimo disse...

O Pedro Gaspar, sempre diligente e atento às injustiças cometidas em Alpiarça, não lhe convém dizer nada para não comprometer as gentes do seu Partido Socialista que entenderam deixar o problema para a CDU resolver. A CDU, como é um caso que não lhe dá interesse ou visibilidade política, há cincos que está no poder e também se está nas tintas para o caso. Se fosse coisa para tirar daí dividendos políticos como tem acontecido com a dívida herdada do PS, já estava aí com as trompetes em tom estridente para mostrar a sua competência e seriedade. Assim, cala-se que isso dá trabalho e chatices! E, para chatice já basta a que a CDU arranjou com a denúncia do elevador do Centro Cívico para fazer perrices ao PS. Perrices que ainda lhe vão dar muita água pela barba (entenda-se pela barba do presidente) a julgar pelos ventos que entretanto se têm levantado a montante e a jusante da estátua da mulher nua.

Como costuma dizer um colaborador do JA: "E tudo boa gente!"