.

.

.

.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Quem é que nos vai explicar esta trapalhada?

Vejo anunciado com destaque no JA a propósito dos Resíduos Sólidos Urbanos, de que há uma grande diferença, que pode chegar aos 300%, entre os preços praticados nos vários municípios que fazem parte da empresa intermunicipal "Águas do Ribatejo", com claro prejuízo para os moradores do concelho de Alpiarça. Só que há aqui uma coisa que não compreendo. Quanto aos resíduos sólidos, já percebemos pelos vários artigos e comentários publicados, de que há diferenças grandes entre Alpiarça e a Chamusca. E que, essa diferença, relativamente a Alpiarça, se deve ao Partido Socialista que aprovou esta mesma taxa, na opinião do nosso presidente da câmara. Agora, quanto aos totais das facturas mensais, entre um morador com o escalão dos pobres de Alpiarça que paga mais de 3,50€ que o morador remediado da Chamusca é que, com toda a franqueza, não consigo perceber.
Não seria suposto haver uma Tarifa Social a beneficiar quem tem menos poder económico? Pelo menos o nosso presidente da câmara tem falado muito no esforço e preocupação da empresa Águas do Ribatejo no sentido de olhar pelos mais fracos economicamente e, a própria empresa Águas do Ribatejo não se cansa de o repetir. Então como se explica que uma família que beneficia da Tarifa Social, porque tem baixos recursos económicos, pague mais no final da factura, consumindo os mesmos metros cúbicos de água, que uma família que não é beneficiada por esta Tarifa Social, na Chamusca? Que se publique as facturas para vermos se é mesmo assim!
Se é verdade (com franqueza custa-me a acreditar) que um consumidor de Alpiarça, ainda por mais, com Tarifa Social, pague exageradamente mais que um consumidor doméstico normal da Chamusca, alguma coisa está mal com certeza e tem necessariamente de ser explicada pelos responsáveis aos consumidores. É que nós consumidores “remediados” é que estamos a pagar para que não haja estas injustiças.
Então, quem é que nos vai explicar esta trapalhada?
Noticia relacionada:

9 comentários:

Anónimo disse...

Pelo que eu tenho observado, seria de todo o interesse revelar o conteúdo dessas 2 facturas de municípios diferentes, para que não fique a pairar um clima de suspeição e dúvida por parte de quem lê o que aqui tem vindo a ser publicado. Até por uma questão de credibilidade do próprio Jornal Alpiarcense e dos seus colaboradores. Que se comecem a mostrar as provas que existem, sem prejuízo de um estudo mais aprofundado sobre o assunto dos RSU, como é evidente. Em boa verdade, e lixos à parte, estamos todos a ver que, este caso específico, já não se prende só com os RS Urbanos. O problema parece ser já uma questão de justiça social na aplicação de benefícios que têm como objectivo proteger quem mais precisa. E isso é já outra história que deve ser esclarecida para que todos entendam. E, para um completo esclarecimento, nada como o preto no branco à vista de todos. Assim tiram-se as peneiras!

Anónimo disse...

Deixem-se de estórias. São só uns cêntimos... como alguém disse repetidamente. Ainda hoje recebi a fatura e sem alterar o tipo de consumo, de cerca de 18/20 euros que pagava em 2013, paguei por um consumo de inverno DEZEMBRO, 28 euros e tal.
Só tenho pena que quem fez essas afirmações não pague do bolso dele tudo o que passámos a pagar a mais a partir de 2013. Talvez assim os políticos aprendessem de uma vez a não serem mentirosos.

Anónimo disse...

Mas, se vocês tem a certeza no que dizem porque não mostram aqui as duas facturas, uma de Alpiarça e outra da Chamusca, Não é preciso serem iguais na quantidade, como diz o outro nós não somos analfabetos.

Anónimo disse...

Tenho por mim que não há fumo sem fogo e, se alguém aqui disse ter provas do que foi afirmado relativamente aos resíduos urbanos e parece que agora também em relação à tarifa social pouco humanizada, quem sou eu para dizer o contrário. Só espero que não demorem a deitar as coisas cá para fora para podermos formar um juízo de valor sobre o que se está a passar. Até ver as ditas cujas, que me perdoem mas dou apenas o benefício da dúvida ao investigador.

Anónimo disse...

Então pessoal, como é? As facturas vêm ou não vêm?

Anónimo disse...

Mas ninguém reparou quanto pagava em 2012 e quanto paga em 2015?
Os aumentos de um bem universal foram brutais enquanto os salários não só não aumentaram como ainda foram enormemente reduzidos.
Será que os quadros das AR tiveram aumento 0(zero) ou menos 15 ou 20 % como a generalidade dos trabalhadores?
É conversa que não interessa certamente.
Os aumentos só são anti-populares e injustificáveis quando o PCP/CDU não governa e está na oposição.
Quando governa ou quando tem interesses políticos, os aumentos são sempre necessários para garantir a sustentabilidade e investimentos das empresas independentemente se é 1 ou 15 %.
A verdade é que a taxa de saneamento aumentou 7,5% (!!!) este ano.

Anónimo disse...

Agora são 7 e meio %...Se for ver bem ainda pagam menos do que o ano passado.

Anónimo disse...

O pior cego é aquele que não quer ver. Os dados do aumento de 7,5% não são meus. São publicos e indicados pelas Águas do Ribatejo em relação aos relação ao saneamento.
Algumas teorias que querem defender o indefensável qualquer dia só falta querer convencer-nos que a empresa AR aumenta 20% as tarifas e as faturas dos consumidores descem 20%.
Alpiarça ainda vai ser nomeada para o prémio Nobel da matemática.
E tem o presidente da minha câmara esta côrte de apoiantes...
O melhor mesmo é tentar pirar-se para a Assembleia da República.

Anónimo disse...

Se calhar, senhor autor do post, é melhor perguntar ao nosso presidente, já que ele gosta tanto de explicar as coisas muito bem explicadinhas. E aproveite logo para lhe perguntar também se ainda mantém o que disse na "explicação" aos alpiarcenses sobre o falaró do preço dos lixos que, apesar de tudo, ainda continua.