.

.

.

.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Próximo Governo tem de pagar 62 mil milhões de euros aos credores

A dívida total de médio e longo prazo que Portugal tem de amortizar durante a próxima legislatura (outubro de 2015 a outubro de 2019) deve chegar a 62 mil milhões de euros, de acordo com informações oficiais. Equivale a mais de 35% do PIB só para os credores em apenas quatro anos. O Governo diz que a dívida é sustentável.
Segundo a nota da dívida mensal sobre a dívida pública da Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO), publicada ontem à noite no site do Parlamento, "o montante de dívida pública de médio e longo prazo a amortizar pela República nos próximos cinco anos deverá ascender a 69 mil milhões de euros".
No entanto, recorrendo a dados do IGCP, a agência da dívida pública, faz sentido subtrair a esse valor os 5,7 mil milhões de euros da obrigação que vence no próximo dia 15 de outubro e o primeiro reembolso ao FMI, no valor de 550 milhões de euros (assume-se que ambos ainda são responsabilidade deste Governo). Assim, os encargos totais do Executivo seguinte ascendem, atualmente, a 62 mil milhões de euros nos próximos quatro anos.
Dá uma média de 15 a 16 mil milhões de euros a desembolsar todos os anos, o equivalente a quatro défices anuais de 9% consecutivos.
Recorde-se que a atual legislatura (que irá de julho de 2011 a outubro de 2015, expectavelmente), mesmo com todos os problemas de finanças públicas e de crise económica, foi marcada por um volume de amortizações de dívida substancialmente inferior.
«DV»

Sem comentários: