.

.

.

.

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Prepare-se para dizer adeus a três dias de férias

A Função Pública vê este ano a bonificação em função da idade terminar. Passam a ter apenas 22 dias de férias úteis, mas nem tudo é mau. A partir deste ano contam com um dia adicional por cada dez anos de serviço e aqueles que tiverem boas avaliações também recebem mais dias, refere o Jornal de Notícias.
A lei entrou em vigor em 2014, mas só agora é que vai ter impacto na vida dos trabalhadores públicos. Em vez de 25 dias, passam a ter 22 úteis de férias, aos quais podem juntar mais um por cada grupo de dez anos de serviço.
Através da Lei Geral de Trabalho em Funções Públicas ficou definido que além de reduzir em três o número de dias úteis mínimo, o sistema de bonificações que conferia dias de descanso a mais consoante a idade também foi eliminado.
Segundo a Administração Pública, quase metade dos trabalhadores tem mais de 45 anos e por isso, deve reunir os requisitos para preencher a única bonificação que se manteve.
Na Função Pública existe ainda o sistema de recompensa do desempenho. Aqueles que durante três anos acumulem a nota de “relevante” ganham três dias de férias e os que tiverem três “excelentes” recebem mais cinco dias.
«NM»

Sem comentários: