.

.

.

.

domingo, 18 de janeiro de 2015

OPINIÃO: "neste caso dos Resíduos Sólidos Urbanos, há uma clara e manifesta desigualdade de tratamento relativamente a cidadãos seus vizinhos"


Quanto aos protestos surgirem a partir de Alpiarça, não deve surpreender ninguém, já que Alpiarça pelo seu passado histórico de luta pela liberdade e igualdade de direitos, nunca virou a cara às injustiças em todas as suas formas, mesmo quando para defender os seus conceitos e ideais teve de pagar com a própria vida

Por: M. Ramos
Em minha opinião, este assunto dos Resíduos S. Urbanos poderia ter sido tratado por quem de direito, tranquilamente com a simplicidade e o esclarecimento que merece, sem necessidade de recorrer a argumentos que são manifestamente exagerados face às questões apresentadas por alguns munícipes alpiarcenses. Dizer que alguém que questiona ou protesta sobre uma taxa, quando descobre que ao lado o seu vizinho paga essa mesma taxa 200% mais barata, tem o propósito de entregar o serviço de águas a interesses particulares, não cabe na cabeça de ninguém que tenha as células cinzentas em perfeito funcionamento.
Aliás, é opinião generalizada, que este modelo de empresa intermunicipal de águas é a que melhor poderá servir os cidadãos consumidores de determinada zona, à semelhança do que acontecia com o abastecimento de água garantido pelas próprias câmaras.
No entanto, e já que os diversos parceiros da empresa (câmaras municipais) convergem e acautelam os interesses dos respectivos munícipes, seria de primordial importância que evitassem estas disparidades de 200% de taxa cobrada na factura da água (emitida pela mesma empresa) que, naturalmente, confunde quem paga e tem dificuldade em aceitar uma situação que entende ser discriminatória. É uma receita de cada município fixada por cada município, é um facto, mas, é estranho para o consumidor. O consumidor questiona: então se os municípios se entendem e convergem na questão das águas porque não convergem no preço da recolha dos lixos?
Quanto aos protestos surgirem a partir de Alpiarça, não deve surpreender ninguém, já que Alpiarça pelo seu passado histórico de luta pela liberdade e igualdade de direitos, nunca virou a cara às injustiças em todas as suas formas, mesmo quando para defender os seus conceitos e ideais teve de pagar com a própria vida.
É pena que a memória seja curta para alguns dos seus filhos que não compreendem o conceito de justiça que aqui sempre foi defendido. 
E, neste caso dos Resíduos Sólidos Urbanos, há uma clara e manifesta desigualdade de tratamento relativamente a cidadãos seus vizinhos. Quem é culpado ou deixa de ser culpado, para o caso pouco interessa. O que interessa é que há efectivamente aqui discriminação de tratamento, na igualdade de direitos e deveres entre vizinhos que são cidadãos portugueses, com as mesmas responsabilidades perante a lei!

Noticia relacionada:
 "OPINIÃO: "os munícipes de Alpiarça pagam exagerada...": 

M. Ramos

8 comentários:

Anónimo disse...

Perante os argumentos do autor do texto, e como orgulhoso alpiarcense que sou, só poderia estar de acordo com o que aqui é expresso.
Na verdade bastaria Mário Pereira dizer:"bom pessoal, vocês têm razão quanto a essa diferença da taxa dos resíduos sólidos entre a Chamusca e Alpiarça mas, na verdade o município de Alpiarça não está em condições de proporcionar aos seus munícipes essa mesma taxa praticada pela Chamusca" e pronto!
Dando voltas a mais ao texto nas suas explicações, o presidente cabou por "borrar a escrita" como se costuma dizer. É claro que quando diz que o culpado por esta taxa é o PS que a implantou, nós concluímos que a CDU se está a aproveitar da situação, uma vez que a quaquer altura, caso não concorde com ela, a poderá modificar. Como tal, entendo que foi uma desculpa no mínimo infeliz para se desresponsabilizar e desmarcar da questão em causa, sacudindo assim a água do capote!

Anónimo disse...

Que venham então as provas para calar muito boa gente que entende que estes protestos e críticas sobre o assunto dos lixos é tudo gente de "má raça" a querer desestabilizar e deitar abaixo tudo o que é bom em Alpiarça e é "porreiro pá"!

Anónimo disse...

Vejo anunciado com destaque no JA a propósito dos Resíduos Sólidos Urbanos, de que há uma grande diferença, que pode chegar aos 300%, entre os preços praticados nos vários municípios que fazem parte da empresa intermunicipal "Águas do Ribatejo", com claro prejuízo para os moradores do concelho de Alpiarça. Só que há aqui uma coisa que não compreendo. Quanto aos resíduos sólidos, já percebemos pelos vários artigos e comentários publicados, de que há diferenças grandes entre Alpiarça e a Chamusca. E que, essa diferença, relativamente a Alpiarça, se deve ao Partido Socialista que aprovou esta mesma taxa, na opinião do nosso presidente da câmara. Agora, quanto aos totais das facturas mensais, entre um morador com o escalão dos pobres de Alpiarça que paga mais de 3,50€ que o morador remediado da Chamusca é que, com toda a franqueza, não consigo perceber.
Não seria suposto haver uma Tarifa Social a beneficiar quem tem menos poder económico? Pelo menos o nosso presidente da câmara tem falado muito no esforço e preocupação da empresa Águas do Ribatejo no sentido de olhar pelos mais fracos economicamente e, a própria empresa Águas do Ribatejo não se cansa de o repetir. Então como se explica que uma família que beneficia da Tarifa Social, porque tem baixos recursos económicos, pague mais no final da factura, consumindo os mesmos metros cúbicos de água, que uma família que não é beneficiada por esta Tarifa Social, na Chamusca? Que se publique as facturas para vermos se é mesmo assim!
Se é verdade (com franqueza custa-me a acreditar) que um consumidor de Alpiarça, ainda por mais, com Tarifa Social, pague exageradamente mais que um consumidor doméstico normal da Chamusca, alguma coisa está mal com certeza e tem necessariamente de ser explicada pelos responsáveis aos consumidores. É que nós consumidores “remediados” é que estamos a pagar para que não haja estas injustiças.
Então, quem é que nos vai explicar esta trapalhada?

Anónimo disse...

Uma sugestão a um colaborador do JA que está a fazer um estudo sobre as taxas: que esse estudo não se remeta à comparação entre Alpiarça e Chamusca (porquê só com a Chamusca?), mas sim aos concelhos limítrofes (Almeirim, Santarém e Chamusca) e que compare também as taxas mais penalizadoras para os munícipes, como por exemplo a taxa de IMI. Fica a sugestão, para uma análise mais abrangente.

Jornal Alpiarcense disse...

Caro comentarista das 11:29, as provas do publicitado serão publicadas oportunamente Como deve compreender um artigo de investigação leva o seu tempo porque exige a procura e consulta de certos documentos.
Logo que estejam reunidas as condições será tudo publicado

Anónimo disse...

"Porquê só a Chamusca?"
Não tenho nada que ver com isso, mas parece-me que sendo a Chamusca uma Vila como é Alpiarça e não uma cidade como é Almeirim ou Santarém, também acho que é na Chamusca que a comparação e análise desta temática se deve basear. A mim parece-me mais justa a comparação de Vila com Vila. Embora seja curioso saber o que se passa por outros municípios, nomeadamente pelas cidades. Tanto mais que os números que esta manhã aqui foram publicados apontavam para uma coisa grave que é o facto de uma família carenciada de Alpiarça pagar mais que uma família de rendimentos médios da Chamusca! Como estava bem descriminado o consumo de água era igual! Certamente que para quem investiga ou estuda o assunto não será fácil obter facturas de consumidores de todo o distrito de Santarém - digo eu.
Talvez fosse importante, independentemente do estudo em curso, publicar estas duas facturas, Chamusca e Alpiarça, para vermos onde está a "marosca"! Porque dá a sensação de que esta diferença de três euros e meio é só a diferença da taxa dos resíduos sólidos. E então onde está o desconto da Tarifa Social? É que podemos ser tontos mas não somos parvos! Aqui há gato. Ou então este consumidor de Alpiarça não teve qualquer desconto nas Tarifas Fixas de água e saneamento, como tanto apregoam os responsáveis da AR! E não teve o desconto da Tarifa Social sendo ele beneficiário, porquê?
Isto parece-me que é fundamental saber.
Daí a importância de vermos toda a parte descritiva das facturas.

Anónimo disse...

Para mim é tudo uma cambada de mentirosos e aldrabões. O nosso presidente é que razão quando diz que temos uma oposição rasca. Caras sem vergonha que dizem tudo e não apresentam provas de nada. Anticomunistas primário é o que são. Quem que se acredita que uma família que beneficia da tarifa social paga mais na factura que quem não tem essa regalia mesmo seja da chamusca ou donde for. Pode haver aumento ou diferença de cêntimos como diz o nosso presidente mas nunca estas dferenças que dizem estes aldrabões.
Eles nunca vão publicar nada porque é tudo mentira e o jornal e o centeio ta a ir na conversa desta oposiçao mentirosa.
Vá la mostrem la as provas então que dizem ter.
Aldrabões é o que são.

Anónimo disse...

Caro anonimo das 14:26, essa do vila com vila é uma desculpa esfarrapada, não acha? Não sei o que quer dizer com isso. então qual é a diferença entre os munícipes das vilas de Alpiarça e da Chamusca e os munícipes das cidades de Almeirim e Santarém? Será que os das vilas são pobres e os das cidades são ricos? Ou será que os das cidades são cidadãos de primeira e os das vilas são de segunda. Não dá para entender. Ou talvez lhe interesse comparar só o que lhe interessa. Ou será que não lhe interessa comparar os valores das taxas com os concelhos de Almeirim e de Santarém? Não acha que fazer comparação só com um concelho não é justo? Porquê esse critério e não o dos concelhos vizinhos? Ou então seria interessante, isso sim, saber como estamos em matéria de taxas, em relação à média nacional, ou mesmo distrital. Isso é que seria um trabalho sério. Fica mais esta sugestão.