.

.

.

.

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

DOS LEITORES: Não há memória de coisa igual no historial camarário

Também Pedro Gaspar, vereador do PS, tem vindo repetidamente a falar no desleixo dos responsáveis da maioria CDU
L.A.

Em relação às actas das reuniões de câmara em atraso (10?), é de facto uma vergonha para o executivo da CDU que gere a autarquia de Alpiarça. Não há memória de coisa igual no historial camarário. Convém lembrar, que não só Francisco Cunha do movimento "Todos por Alpiarça" tem denunciado a situação anómala das actas, como também Pedro Gaspar, vereador do PS, tem vindo repetidamente a dizer que o desleixo dos responsáveis da maioria CDU relativamente às actas, ultrapassa sem qualquer dúvida, todas as marcas do laxismo e da inércia toleráveis.
O presidente defende-se dizendo que tem poucos funcionários aptos a fazer este tipo de trabalho e que, as gravações das reuniões estão disponíveis no youtube permitindo a qualquer pessoa interessada consultá-las. Mas, do ponto de vista legal e institucional, e o presidente da câmara Mário Pereira sabe isso muito bem, uma gravação disponibilizada na net não é a mesma coisa que uma reunião escrita, resumida, aprovada pelo executivo e conservada nos arquivos camarários. Aliás, Mário Pereira, pese embora os argumentos por si apresentados, com esta atitude de demora abusiva na feitura e aprovação das actas, aliada a algum marasmo em decisões que não tomou em tempo útil, arrisca-se mesmo a ganhar o prémio de "Campeão Nacional do Incumprimento Legal e da Preguiça do Ano!"
Noticia relacionada:

7 comentários:

Anónimo disse...


Eu só faço esta pergunta: ...Desde quando é um Presidente a fazer as Atas das reuniões.

Anónimo disse...

Nenhum presidente as faz mas normalmente noutros municípios andam em dia ou com atrasos muito ligeiros.
Está respondida a sua pergunta ou será preciso explicar como funcionam as cadeias hierárquicas, a delegação de responsabilidades e de poderes e essas coisas?
Espero sinceramente que não tenha nenhum lugar de responsabilidade, especialmente no sector público. Bom Natal

Anónimo disse...

Um comentarista questiona: "Desde quando é um Presidente a fazer as Atas das reuniões"?

A resposta é fácil: O presidente da câmara não tem que fazer as atas das reuniões. O presidente da câmara é responsável pelo facto de as atas não terem sido feitas! Melhor, o presidente da câmara é responsável pelo bom ou mau funcionamento da câmara. Logo, se as atas não foram feitas por alguma razão, cabe ao presidente conhecer essa razão e solucionar o problema. Se o presidente entender delegar essa responsabilidade num vereador do executivo, é lá com ele.
Agora, o que não pode é permitir uma bandalheira dentro da câmara municipal, em que cada um faz o que quer e o que não quer. Não significa que os funcionários sejam maus. Significa que, na circunstância, poderão não têm lideres à altura.
Os munícipes também não desejam ter um presidente que chama a si todas as responsabilidades, todos os falhanços e tudo o que de mau acontece na câmara. O que os munícipes pretendem é um presidente com pulso que governe eficazmente a câmara.
Assumir, como no caso vertente, a responsabilidade política pelo que acontece na câmara e deixar tudo por resolver, não traz qualquer benefício para o município nem para a população de Alpiarça.
Uma boa liderança, é fundamental para o bom funcionamento de qualquer organização. Seja ela pública ou privada.

F.M



Anónimo disse...

Boa resposta. Será que o comentador das 20:55 ainda ficou com dúvidas quanto à questão das actas?

Anónimo disse...

Se o presidente Mário Pereira tem assim tanta dificuldade em conseguir pessoas aptas a redigir umas simples atas das reuniões de câmara, por que não pondera a hipótese de fazer uma requisição ao Jornal Alpiarcense? Pelo que vejo, há por aqui gente que faria esse trabalho com uma perna às costas.

Carlos José Menezes disse...

A esperteza pariu um rato...estes espertos não querem assinar as Atas e agora vem com mentiras de que não estão feitas...Estão feitas e assinadas pela maioria, só os eleitos do TPA-PSD e dos seu aleados socialistas é que não as quiseram assinar.

Anónimo disse...

Se estao feitas e assinadas pela maioria CDU entao toda esta celeuma que envolve as actas nao tem qualquer razao de ser.
Entao nao ha atraso nenhum!
Bem me parecia que a oposicao era "mentirosa"!