.

.

.

.

domingo, 21 de dezembro de 2014

CULTURA AVIEIRA - Festas em honra da Nossa Senhora da Piedade – Comunidade Avieira da Póvoa de Sta. Iria

Por Lurdes Véstia
Barco-guia com a imagem de Nª Srª da Piedade

As embarcações típicas do Tejo, e não só as dos Avieiros, são benzidas por altura das comemorações em Honra de Nossa Senhora da Piedade que se repete há mais de 10 anos, no primeiro sábado de Setembro, na Aldeia Avieira da Povoa de Stª Iria, no concelho de Vila Franca de Xira. 
Esta festividade realiza-se todos os anos e é notória a presença de muitos turistas que se deslocam para assistir aos festejos.
As embarcações participam numa procissão fluvial que sai para o Tejo a partir do renovado cais localizado junto da aldeia Avieira de Póvoa de Santa Iria. Várias centenas de populares espalham-se pela margem do rio para assistir e participar na cerimónia acompanhando as orações e cânticos que emanam de um microfone localizado no barco-guia que transporta o andor, florido, com a imagem de Nossa Senhora da Piedade.

As embarcações são engalanadas com bandeiras, flores, cada uma à sua maneira, e algumas transportam pequenas imagens de Nª Srª da Piedade, como é da tradição. No barco-guia, que transporta a imagem da Santa, vão o padre e alguns autarcas e todos os anos é um barco diferente que leva a imagem da Santa.
Do programa religioso das Festas da Póvoa faz parte, no domingo seguinte, uma solene procissão em honra de nossa Senhora da Piedade, pelas ruas da cidade.
Hoje em dia a Imagem de Nossa Senhora dos Avieiros e do Tejo já faz parte destas festas.

Sem comentários: