.

.

.

.

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Subsídio só é atribuído a um terço dos desempregados

Dados do INE indicam que três em cada dez pessoas que não têm trabalho não estão inscritos nos centros de emprego
Dos 688,9 mil desempregados contabilizados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) no final do terceiro trimestre deste ano, apenas 223,5 mil se encontravam a receber subsídio de desemprego, o que significa que 68% estavam fora da alçada deste apoio social, substituto dos rendimentos de trabalho.
Dados facultados  pelo INE mostram que no primeiro trimestre deste ano, quando o número total de desempregados ascendia a 788,1 mil, estavam à procura de emprego e inscritos nos centros de emprego 557,7 mil pessoas. Destes, 298,4 mil (53,5%) declararam não receber qualquer subsídio de desemprego. No trimestre seguinte, estavam nesta situação 287 mil pessoas e no trimestre terminado em setembro eram 251,2 mil (ou seja, 52,9% dos inscritos).
Os mesmos dados permitem também concluir que aproximadamente três em cada dez desempregados (cerca de 32%) terminaram a sua relação com o centro de emprego, deixando, por isso, de integrar o universo dos que se mantêm inscritos nos centros do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).
«DV»

Sem comentários: