.

.

.

.

terça-feira, 18 de novembro de 2014

A oposição está a fazer o papel que melhor pode e sabe

Para que não aconteça o mesmo que aconteceu enquanto a CDU esteve na oposição que fechou os olhos a tudo num claro laxismo e, depois veio queixar-se do estado económico em que o município se encontrava quando tomou posse. 


Por: F. Mariano

Senhor comentarista (ler: "Oposição (PS + TPA/PSD): “ Uma desilusão “": ), nós sabemos que o senhor não vai votar nos partidos que hoje representam a oposição no município de Alpiarça. Essa conversa de chacha, fazer-se passar por quem não é, já está gasta e cheira até a bafio.
A oposição está a fazer o papel que melhor pode e sabe. O que interessa à oposição apresentar ideias, projectos etc. se depois tudo acaba por ser rejeitado pelo executivo da CDU?
Ora neste caso, resta à oposição fiscalizar os actos da dita maioria que gere a câmara, para que não aconteça o mesmo que aconteceu enquanto a CDU esteve na oposição que fechou os olhos a tudo num claro laxismo e, depois veio queixar-se do estado económico em que o município se encontrava quando tomou posse. Então não era sua obrigação saber como estava a saúde financeira da câmara, da qual faziam parte e recebiam proventos como vereadores? E fiscalizar os actos administrativos de quem governa, requer documentos, preto no branco, para que as coisas sejam analisadas e devidamente discutidas com bases firmes de sustentação. O que queriam, pelos vistos, era falar das coisas, não dar documentos, não assinar nada, para depois ser mais fácil baralhar os factos, desmentir, ser palavra contra palavra e ficar tudo em nada, seguindo a regra de muitos "especialistas". Pois é, colocar o preto no branco, assinar papéis a coisa começa a ficar mais complicada. Não há maneira de negar ou fugir com o rabo à seringa. Por isso a grande chatice de ter que entregar documentos assinados. É uma velha história e, como tal, bem familiar para os que por cá andam há uns anos a ouvir contá-la.
Em minha opinião, a oposição tem todo o direito de recorrer aos meios legais e eticamente aceites, questionando, apresentando propostas, pedindo documentação ao executivo etc. do modo que melhor achar, para desenvolver o seu trabalho fiscalizador. Já que o trabalho executivo pertence à força política que ganhou as eleições autárquicas locais.
Esta é uma verdade axiomática que ninguém, consciente e honesto, com um palmo de testa, terá coragem de negar.


2 comentários:

Anónimo disse...

Como leitor assíduo das várias redes sociais, estas modernices que falam de Alpiarça e das suas gentes, devo reconhecer que, a "verdade axiomática" defendida aqui pelo autor do Post, traça fielmente o que se passa na realidade com toda esta problemática de quem governa a câmara municipal e de quem está na oposição à espera de uma oportunidade para governar. Fica claro que cada um representa o seu papel da melhor forma que pode e sabe.
E, neste labirinto de fogo cruzado, aconselham-nos os manuais de sobrevivência que, devemos estar atentos e parar um pouco para pensar, ao invés de mandarmos palpites apaixonados por quem quer que seja. Este post tem o mérito de nos chamar à atenção para isso mesmo.
É a minha opinião, enquanto alpiarcense amigo da minha terra e dos meus conterrâneos.

J.F

Anónimo disse...

Tive a pachorra de ouvir grande parte do vídeo da reunião de Câmara de Alpiarça, incrível como Vereador do Todos por Alpiarça aos 8 minutos de filme acusa a câmara de falsificar uma conta corrente do bar das piscinas e não é desmentido.Faz acusações graves ao Chefe de Gabinete do Presidente que assina sozinho um Relatório do Conselho Fiscal da Agroalpiarça. O Pedro Gaspar acusa a câmara de maus tratos aos cavalos do sorraia. E muito mais. Xiça!