.

.

.

.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Vereador Francisco Cunha: um verdadeiro "artista"

Por: AC/JA
  

Se Francisco Cunha (foto) levar por diante a intenção de avançar com a “queixa-crime” contra o presidente da Câmara estará “cavar” a própria sepultura politica como a do movimento que criou.
Todos sabemos que o vereador do “Todos Por Alpiarça” é um “artista” a  fazer “casos” como todos sabemos que esta “queixa-crime” não passa de mais um “caso político”.
Francisco Cunha, precisa, como de “pão para a boca” de “casos” como este para mostrar a sua existência politica.
O que é preciso é dar nas vistas!
Se o presidente da Câmara o mandou para “determinado sítio” foi numa  forma comum de o dizer  e inofensiva
Mandar um dito para “certo sitio o sentido não é ofensivo mas sim familiar porque há confiança para o fazer ou um “à vontade” que permite usar tal expressão.
Do usar tal termo até querer apresentar uma queixa-crime há uma diferença abismal a que ser considerado “crime”  já Francisco Cunha deveria estar preso por ter chamado “mentiroso” ao presidente da Câmara que é altamente depreciativo e   por acaso até foi eleito maioritariamente pela população e a quem se deve respeito pelo cargo que ocupa, gostamos politicamente ou não dele.
Pela ordem de ideias do vereador do TPA o melhor que há a fazer é começarmos todos  a apresentar queixas-crime contra os canais de televisão por causa das “merdas” do “vai-te f…” e da pouca-vergonha acessível e gratuita para com o mais incauto telespectador.
Quanto aos programas infantis, devem também ser todos presos, os responsáveis e as crianças intervenientes nos programas infantis, porque palavreado do mais ordinário e obsceno é coisa que não falta.
Cabe-nos a nós compreender e aceitar o contexto da “coisa” para sabermos diferenciar se houve ou não intenção de ofender e Francisco Cunha sabe muito bem que não mas  convêm-lhe, por razões politicas, fazer do acontecido um “caso politico”.
Como alguém já disse numa assembleia municipal ou numa reunião de Câmara (estas situações já são tão habituais que me leva a não saber em que local foi afirmado como já me falta a pachorra para andar a ler actas e ouvir vídeos ) “cago-me para esta merda” também foi uma expressão utilizada mas que ninguém ligou porque na altura não houve necessidade de se fazer mais um “caso politico”.


Até na Assembleia a República,  que alguns chamam  “casa mãe” da democracia quando  na verdade mais não é de que um “feira de vaidades” e de “cagança” onde alguns ilustres até metem dois dedos na testa para chamarem “cornudos “ mas acabando tudo em bem e sem necessidades de ”queixas-crimes” porque o objectivo é dar nas vistas.

Claro que não é só o vereador Francisco Cunha que é o “mau a fita”. Mário Pereira também contribui para algumas cenas rocambolescas nas reuniões quando  devia dar o exemplo, mas isto são “contas de um outro rosário”.

Em termos de conclusão:
Se Francisco Cunha avançar com a queixa-crime (que não acreditamos porque “casos politicos” resolvem-se entre amigos) vai-lhe sair bastante caro porque jamais será presidente e muito menos vereador para além do movimento dito de independente o “TPA” desaparecer para nunca mais ser lembrado.
Justificamos:
Quer Francisco Cunha quer o seu “Gabinete de Estudos” teimam em fingir que vivem numa qualquer terra em que se molda a vontade do povo à nossa vontade ou onde um grupo de estudiosos, vindos do reino da fantasia, desconhece os hábitos enraizados do meio onde estão inseridos como pensam ambos que conseguem apagar num ápice todo o passado de várias gerações.
Não existe nenhuma rua em Alpiarça onde não more algum familiar de comunistas ou que não saiba o que os comunistas sofreram.
Todos sabemos isto; todos já ouvimos as mais estranhas histórias sobre o que aconteceu em Alpiarça para além das crianças de hoje saberem o que muitos alpiarcenses sofreram por serem comunistas.
As  ruas de Alpiarça estão carregadas de amargura e de sofrimento: outras há que estão manchadas de sangue e largos como os da “Jorna” fazem com que os mais velhos contem histórias tenebrosas aos mais novos para que estes nunca se esqueçam de que ali se dava a vida por causa de uma côdea de pão cujos homens da direita preferiam ver os trabalhadores a “comer merda” ou a comerem a “erva do Carril” que lhes darem de aumento um ou dois cêntimos de forma a que pudessem levar para casa mais uma ou duas sardinhas sarnentas.
Os alpiarcenses sabem e sentiram, na pele, que a “direita” (partido que o vereador Francisco Cunha representa e por qual foi eleito) nas próximas décadas nunca será poder em Alpiarça.
É preciso mais uma ou duas gerações (25/50 anos) para que algo mude.
Até lá: Alpiarça será sempre uma TERRA DE ESQUERDA  onde apenas será poder: PCP ou o PS.
Quem não souber e compreender isto o melhor que tem a fazer é ir plantar nabos e couves para as hortas comunitárias do Casalinho.
Poderão dizer: “mas elegeram alguns alpiarcenses para outros órgãos autárquicos e o TPC até tem um vereador”.
É verdade mas não passam de uns modestos subalternos onde apenas um gosta de criar “casos políticos” 
A esperança e a capacidade que os alpiarcenses depositaram no candidato Francisco Cunha desmoronou-se e quase podemos garantir, pela nossa experiência nestas “andanças” que dificilmente o vereador do TPA voltará a ser vereador seja do que for, pela simples razão de que teve o azar ou a infeliz ideia de se aliar à “direita”.
Se por acaso for avante a queixa- crime contra o presidente da Câmara, o TPA cavou a sua própria sepultura e quem dele fazia parte podem partir para outras andanças porque o “Dia dos Finados” chegou.
Os alpiarcenses sabem que a diferença entre PCP e PS não é muita. Apenas precisam de conhecer o “homem do leme” porque quer queiramos quer não: “ simbolizam a esquerda”.
Quanto aos outros, os da direita ou tudo que a representa, dificilmente será poder por estas bandas nos próximos anos e “queixas-crimes” ainda afasta mais os “homens da direita” e a “direita”.
Quem não compreender isto e muito menos aceitar o que a história nos ensina, o melhor que tem a fazer é: ir plantar erva para o Carril.

16 comentários:

Anónimo disse...

EXCELENTE ANÁLISE. ESTA É QUE É A REALIDADE QUE ALGUNS QUEREM APAGAR COM CRIAÇÃO DE CASOS VERGONHOSOS PARA A NOSSA TERRA.
SR. CENTEIO, OBRIGADO POR JÁ ME TER FEITO RIR HOJE. É QUE JÁ NEM ME LEMBRAVA QUE FOI O VEREADOR AGORA QUEIXOSO QUE DISSE QUE SE ESTAVA A CAGAR PARA QUALQUER COISA EM PLENA REUNIÃO. E ESSA REUNIÃO NEM ESTAVA INTERROMPIDA. AGORA ARMA-SE EM DONZELA OFENDIDA. É SÓ RIR. CADA TIRO CADA MELRO.
AGORA A SÉRIO, ESPERO QUE ESTE VEREADOR RECONSIDERE O SEU COMPORTAMENTO. ESTÁ A SÓ A CRIAR CADA VEZ MAIS INIMIZADES, ELE QUE ERA UMA PESSOA ATÉ BASTANTE CORDIAL COM TODA A GENTE.

Anónimo disse...

Um facto não desculpabiliza outro. Se ambos erraram num acto público, cada um deve assumir as suas responsabilidades.
Generalizar ou misturar factos, também não nos leva a lado nenhum.
E...que me desculpe o António Centeio, por quem tenho grande estima, actos desta natureza, praticados seja por quem for, não podem acontecer numa Reunião de Câmara. Numa Assembleia da República muito menos.
Não podemos admitir tais coisas sob pena de qualquer dia perdermos de todo a nossa identidade, dignidade e o respeito que devemos uns aos outros.
Não posso estar a favor da "rebaldaria" e falta de respeito praticadas sob qualquer pretexto por quem quer que seja. Se não querem casos vergonhosos para Alpiarça, que podem ir parar às barras dos tribunais e irão ser badalados na comunicação social, então não os criem.
O grande problema e ao mesmo tempo pânico, de muitas pessoas de alguma forma ligadas à política, é que a Justiça parece estar a fazer um acerto de contas com os políticos que antes estavam imunes a tudo quanto diziam e faziam. Nestes últimos tempos, a música parece ter mudado. Vamos ver se para melhor se para pior.

Anónimo disse...

A justiça devia fazer um ajuste de contas mas era com os bandidos e caloteiros que andam por aí a fazer grandes vidas como se nada fosse. E esses tanto há na política como noutros lados. É só olhares a tua volta, 17:47. Acho uma graça a isto. Parece que há quem tenha os olhos vendados. Como é que há quem pense que tem moral para criticar os outros?

Anónimo disse...

"Como é que há quem pense que tem moral para criticar os outros?"

É por isso que o comentarista das 19:10 deve estar muito caladinho. Deve ser dos tais que tem os olhos bem abertos. Tão abertos que se dá ap luxo de tratar por "tu" quem não conhece.

Anónimo disse...

O 19:29 devia estar caladinho porque o outro comentarista até foi bastante simpatico. Em vez de o mandar olhar a volta para encontrar os bandidos podia por exemplo te-lo mandado olhar-se ao espelho. Kkkkkkk
E olhe que me parece que ele o conhece bem, aliás todos conhecemos bem uma estirpe impoluta de políticos que desembocou em Alpiarça recentemente. Tudo boa gente, altamente qualificada e cheia de créditos provados. E que até dizem que em Alpiarça está tudo mal e tem a análise SWAT para comprovar isso. Ah, e os comunistas é que são os culpados dos males de Alpiarça e do mundo, e não o governo em quem eles votam, ora nuns ora noutros. Kkkkkkk

Anónimo disse...

Os comunistas, nas festas e romarias é que se tratam por "tu". É uma opção que só a eles diz respeito. Dizem que é um sinal de "igualdade". Só que no meio desta "igualdade" existem os "ricos" que se abotoam com chorudos ordenados e têm património de milhões, e os "pobres que têm o ordenado mínimo ou duzentos euros de reforma.
Mas esse tratamento por "tu" é lá com eles e serve para iludir a igualdade.
Não devem é tratar os demais cidadãos que gostam do respeitinho à portuguesa, conforme a educação que receberam dos pais e avós, e não por influências externas, com a intimidade do "tu". Nem todos temos a mesma idade. Nem todos pertencemos ao mesmo bairro. Nem todos andámos na mesma escola e turma. Nem todos dormimos no mesmo quartel ou na mesma camarata.
Como tal, o respeitinho acima de tudo.

Anónimo disse...

Agora, à falta de mais o que dizer, o tratamento por tu, ou por você, ou por vossa excelência, tornou- se caso de vida ou morte. Não há pachorra!

Anónimo disse...

Não há pachorra mas é para aqueles que pensam que é tudo da Joana! Que confundem Liberdade e Democracia com falta de educação e comportamentos arruaceiros.

Anónimo disse...

Quando determinadas pessoas admitem que é normal um presidente de câmara mandar um vereador para o c...! em plena reunião de câmara, porque está nervoso, não vale a pena mais conversa.É só perder tempo.

Anónimo disse...

O que não é normal é o vereador andar há um ano a provocar situações destas nas reuniões. Muita paciência tem tido o presidente, que tem ouvido de tudo, todo o tipo de insinuações, de uma pessoa que não tem moral para apontar o dedo a ninguém. Se há alguém que devia ir preso por passos mal dados e situações pouco explicadas não é o presidente da câmara.

Anónimo disse...

Realmente é verdade. O Cunha desde estar-se a cagar, chamar mentiroso ao presidente e outras coisas, isso tudo pode ser. Agora o presidente ao fim de um ano nisto perder a paciência já é condenável. Que raio de sentido de justiça certas pessoas têm, gaita. Se fosse comigo já me tinha passado há muito tempo.

Anónimo disse...

Tudo isto e outras coisas mais já acontecia antes de ser eleito, já se esqueceram? Só que Alpiarça neste momento só 40% da população é que é originária, o resto são das origens onde emigravam e entregavam os seus haveres ao (?) e aqui votam pelo capital e por quem os (?) de várias formas.

Anónimo disse...

Este deve ser o tal atirador furtivo do PCP que só sabe atirar tiros de pólvora seca que não atingem ninguém, como diz um comentarista noutro post.

Anónimo disse...

É curioso verificar que há por aqui "artistas" especialistas em atirar pedras e esconder a mão. Mandam umas bocas, fazendo crer que são gente expedita e impoluta. Criticam aqueles que ainda vão tendo a coragem de escrever umas coisas com sentido mas que não afinam pelo seu diapasão; atiram umas pedritas que acabam por não alcançar ninguém. Escrevem frases curtas com insinuações; tentam destruir quem se lhes opuser; falam do que não sabem; têm um medo de morte só de pensar que podem perder privilégios políticos e pessoais; usam todos os estratagemas para sobreviver; são bruxos, videntes, adivinhos, malabaristas, guerreiros. Criam barulho para fazer crer que são muitos, quando os podemos contar pelos dedos.
Eles são artistas portugueses.

Anónimo disse...

18,25 se não atingem ninguém, qual a razão que o senhor se está a queimar? Respeite as opiniões dos outros.

Anónimo disse...

Ó 23:43, não sei a quem se refere que querem parecer muitos. Se se refere à CDU, foram dois mil e tal alpiarcenses a votar. Se se refere ao PS ou PSD foram menos do que esses votos os dois juntos. Estamos a falar de votos, efectivamente e objectivamente. Afinal quem é que se quer fazer passar por muitos? Hummmm ...