.

.

.

.

domingo, 28 de setembro de 2014

Patrões querem manter cortes nos feriados e horas extra em 2015

O pagamento pela metade das horas extra e feriados foi implementado em 2012 e prolongado pelo Governo até dezembro deste ano. Mas, conta o Diário de Notícias (DN), os patrões querem manter este corte ainda em 2015, alegando falta de capacidade financeira para repor o pagamento na totalidade.


Os patrões pretendem prolongar para o próximo ano os cortes no pagamento das horas extra e feriados. Segundo o Diário de Notícias (DN), as entidades patronais querem continuar a pagar pela metade o trabalho suplementar e o realizado em feriados devido à incapacidade de repor o pagamento total.
A medida, implementada em 2012 e alongada até dezembro deste ano, dá luz verde às empresas para suspender os instrumentos de regulamentação coletiva do trabalho que visam um pagamento total do trabalho suplementar ou em dias de feriado superior ao fixado pelo Código do Trabalho.
Agora, as empresas alegam incapacidade para o pagamento total e defendem a continuidade dos cortes em 2015. O presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), António Saraiva, diz que não são ainda visíveis “sinais substanciais de melhoria no dia-a-dia das empresas” e, por isso, gostariam “de ver a medida prolongada”, disse ao Dinheiro Vivo.
O responsável da Associação Nacional de Transportadores Rodoviários de Pesados de Passageiros (Antrop), António Cabaço, é da mesma opinião e salientou que é evidente que “se mantêm os problemas” e que os cortem devem continuar “até que estejam reunidas condições para que o tecido empresarial tenha capacidade de resposta”.

«NM»

1 comentário:

victor Fernão Pires Fernandes disse...

“até que estejam reunidas condições para que o tecido empresarial tenha capacidade de resposta”.
Para explorarem a seu prazer o trabalhador, não lhes chega a mais valia que este produzem onde 05% da exploração fica no salário de quem produz. O velhinho VFPF