.

.

.

.

sábado, 27 de setembro de 2014

Número de desempregados em Portugal aumentou 2% em agosto

Os centros do Instituto do Emprego e Formação Profissional tinham no final de agosto 624 mil desempregados inscritos, mais 2% do que em julho, tendo as ofertas de emprego recebidas pelo IEFP apresentado uma redução de 24%.




O número de desempregados inscritos nos centros do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), em Portugal, atingiu em agosto a marca de 624 mil pessoas, mais 2% do que em julho, informou o IEFP. Ou seja, no mês passado, mais de 12 mil portugueses inscreveram-se nos centros de emprego à procura de trabalho.
Embora a variação mensal se tenha traduzido num aumento, em comparação com agosto de 2013 o número de desempregados em Portugal teve uma queda de 10,2% (quase 71 mil pessoas), segundo o IEFP.
A análise por género mostra uma quebra anual do desemprego, maior nos homens (-11,5%) do que nas mulheres (-9%). "Quanto ao grupo etário, ambos os segmentos de análise (jovens e adultos) apresentavam uma descida anual,  respetivamente -12,9% e -9,8%", indica a mesma fonte.
No que respeita ao tempo de inscrição, os desempregados inscritos há menos de um ano diminuíram 17,2%, em relação a agosto de 2013, ao mesmo tempo que os desempregados de longa duração (tempo de inscrição igual ou superior a um ano) diminuíam 2%.
No que respeita à actividade económica de origem do desemprego, nos Centros de Emprego do Continente, 65,1% tinham trabalhado em actividades do sector dos "serviços", com destaque para as "actividades imobiliárias, administrativas e dos serviços de apoio"; 30,8% eram provenientes da "indústria", com particular relevo para a "construção", e ao sector "agrícola" pertenciam 3,5% dos desempregados.

Quanto às ofertas de emprego recebidas ao longo do mês de agosto, estas totalizaram 10.402 no País, traduzindo-se num decréscimo homólogo anual (-9,9%; -1.137). Em termos mensais, e comparando com o mês anterior, ocorreu uma descida de ofertas recebidas (-26%; -3.660).
«DD»

Sem comentários: