.

.

.

.

terça-feira, 30 de setembro de 2014

ASSEMBLEIA MUNICIPAL: "Bocas" e faltas de respeito, pessoal e institucional

DEPUTADOS MUNICIPAIS CONFUDEM “OXIGENAÇÃO” COM "OXIDAÇÃO”


Por: R. Y
Diz quem esteve na Assembleia Municipal de ontem, dia 29.09.2014 que, mais uma vez, se assistiu a um espectáculo pouco dignificante do acto democrático, com "bocas" e faltas de respeito, pessoal e institucional nesta Assembleia, que teve lugar no auditório dos Paços do Concelho, à semelhança de outras assembleias, em que seriam de evitar estas cenas que não dignificam a democracia e muito menos Alpiarça.
Muito foi discutido, subentendido e dissecado.
As explicações para a resolução do problema da barragem dos Patudos, foi uma repetição das lamúrias a que já estamos habituados a ouvir por parte do executivo da CDU.
Notava-se que nem todos de deputados estavam preparados para a discussão do tema.
Uns que confundiam "oxigenação" com "oxidação". Outros dizendo que a situação é grave e que, qualquer dia, a água começa a cheirar mal. Prova que não têm frequentado a barragem. Pois há muito tempo que a água cheira a podre! Mesmo assim, há quem afirme a pés juntos que a água da barragem tem condições balneares! O munícipe Eduardo Costa, presença habitual nestes actos públicos, provou por A + B que os níveis de toxinas e cianobactérias estão muito acima dos níveis admitidos pelas entidades sanitárias e, como tal, ninguém poderá dizer que a água não oferece qualquer perigo para a saúde pública.
E assim, de teima em teima, entre ditos e desditos, lá continuaram madrugada adentro, até às 03:45 da manhã desta terça-feira dia 30 de Setembro. Dia normal de trabalho para muitos participantes no acto. É normal as Assembleias Municipais terem lugar a uma sexta-feira mas, desta vez, por motivos considerados mais altos, a política foi adiada e transferida para outro dia.
"ADIAR” parece ser o forte de muitos políticos.


11 comentários:

Anónimo disse...

Esquecime de dizer que parece que até o presidente da câmara apelou a que eles se comportassem com nível e que não o tentassem arrastar a ele para a lama para o nivel deles, que os alpiarcenses conhecem no e aos outros envolvidos. E até parece que todos engoliram em seco e coube lhes a carapuça e baixaram a bolinha. Mesmo o coronel até se retorceu todo na cadeira porque lhe coube a carapuça de estar a contribuir para esta situação e não conhecer Alpiarça e os seus habitantes.

Anónimo disse...

Pois eu ouvi dizer uma coisa um bocadinho diferente, lá está, depende do olho que vê. O que me falaram foi da vergonha de comportamento de uma das forças da oposição, que até os eleitos dessa força estavam com vergonha do comportamento de quem falava que até se levantou e tudo e o outro que foi para lá gritar e inventar factos, que até da assistência uma menina apoiante do PS criticou aquilo. Diz que foi uma vergonha mais uma vez e que no final saíram com o rabo entre as pernas e envergonhados de fazerem parte daquela cena. É a oposição que temos olha lá.

Anónimo disse...

O presidente e a sua força política são os principais instigadores das confusões que têm aparecido. A oposição PS e TPA apenas exercem o direito à resistência.
Algo que o PCP também fez durante a ditadura e que a oposição agora faz perante a ditadura e silenciamento que lhe pretendem impor sob uma capa de falsa democracia.
Basta ver todas as atitudes tomadas e alterações regimentais que o PCP faz para limitar a intervenção da oposição.
O mais certo é em 2017 quando perderem as eleições virem-se queixar dos regimentos e regulamentos que eles próprios impuseram por força da sua maioria.
O PCP anda de cabeça perdida e basta ver que muitas figuras mais ou menos notórias já desapareceram de cena.
Restam os acólitos da linha pura e dura (stalinista) do manda-chuva local e do controleiro distrital.

Anónimo disse...

Bom, vamos lá puxar então pela verdade. A mim o que me disseram, e as fontes são dignas de todo o crédito, é que o coronel Eduardo Costa, disse ali umas verdades em tom tipicamente militar e, para que se ouvisse bem na gravação, (já que não tinha microfone) gravação de onde será extraída a acta da Assembleia Municipal. Entretanto, alguém do lado da bancada CDU/PCP mandou uma boca a dizer que o tom do coronel era exageradamente alto. De seguida ouviu-se a voz de um munícipe (?) que dizia: " Deve pensar que está à porta do quartel!" Esperemos que a sua importante e oportuna observação, seja colocada em acta, para memória futura. Esse munícipe (?) era nem mais nem menos que, Octávio Augusto, conhecido funcionário e dirigente do PCP, agora com saudades das nossas assembleias municipais, por motivos que são públicos.
Talvez o senhor Octávio Augusto esteja a esquecer (a ingratidão é típica dos despóticos) de que, se não fossem os militares, ainda hoje andaria a viver sob disfarce em caves e subterrâneos, com as máquinas de impressão do Avante às costas!
O resto, ficará à consideração de quem nos lê.

Anónimo disse...

O presidente e a sua força política serem os principais instigadores das confusões que têm aparecido? Só se for porque estão do lado da razão e fazem questão de deixar isso bem claro e com sucesso, diga-se de passagem!!! O Presidente e a CDU quando expõem as situações vocês desejariam ter alguém do vosso lado a fazê-lo tão bem, não é? Ficam pior que estragados! Olhe, continuem à procura de alguém que faça sombra à CDU! Mas não se esqueçam que a credibilidade é uma característica muito importante.Não pode ser alguém que não defende a honra só porque alegadamente é muito tarde. Contem-me uma história! Quem tem honra a defender defende-a a qualquer hora e faz até questão disso!

Anónimo disse...

Certo Municipe, que nunca se viu em parte alguma em Alpiarça e nunca quis saber disto e até não é muito bem visto pelos que o conhecem, agora vai para uma Assembleia Municipal falar alto como se estivesse a dar ordens a soldados? Será que gosta de mandar, já que parece que está reformado? As pessoas são mesmo do camandro!

L.D.I. disse...

Já passavam muito das 3 (três) da manhã quando o coronel Eduardo Costa (na reserva com o ordenado por inteiro, quando nós mais velhos do que ele temos de vergar a mola para ganhar menos de metade do que ele ganha), gritou ali umas 'verdades' em tom tipicamente militar como se estivesse na parada ou à porta de armas ou no meio da charneca. Entretanto, alguém para chamar a atenção do sr. Coronel que quando fala até parece que não há mais ninguém no mundo, disse " Deve pensar que está à porta d'armas!"

Se a sua intervenção será ou não colocada em acta isso só dependerá da Mesa da Aseembleia, se for ou não considerado importante, mas deve ser, porque o homem deu a entender que qualquer dia vamos todos morrer envenenados com toxinas e cianobactérias provenientes da barragem dos patudos.

E claro, se parte da população de Alpiarça começar a morrer por efeito desses venenos emanados da Barragem é bom que esteja em acta a providencial chamada de atenção do Sr. Coronel na Reserva, a ganhar um ganda ordenado sem fazer a ponta... quando o vulgar cidadão tem de esperar pelos 66 anos para se reformar, para fazer História.

Se ele tivesse de dar no duro, não tinha vagar nem forças para andar às 3 da manhã a gritar, como se o fizesse para os coitados dos recrutas.

Anónimo disse...

A bancada comunista na Assembleia Municipal de Alpiarça há muito que está desorganizada e sem rumo. Principalmente com o chefe de bancada que tem tido por empréstimo, e que tem dado azo a umas boas gargalhadas como esta da "oxidação" da água da barragem.
Vamos esperar que Paula Matias, agora regressada, salve a honra do convento.

Anónimo disse...

A “boca” que Octávio Augusto, ilustre membro do Partido Comunista Português, atirou despropositadamente na assembleia, deveria ficar registada em acta com certeza! É que não se trata de um "arruaceiro" qualquer! Trata-se de um destacado dirigente do PCP, que está identificado como "bocas-mor" useiro e vezeiro nesta prática. Se calhar para incentivar os camaradas em "palavras de ordem" nas manifestações e vigílias contra os governos (já que eles nunca o serão neste país) e contra o capital explorador do povo, como eles tanto gostam de dizer mas, que ainda vai alimentando o povo.
Temos aqui, dois testemunhos que relatam a triste expressão do ilustre comunista, que por palavras diferentes têm no fim de contas o mesmo sentido.
Um comentarista escreve: " Deve pensar que está à porta do quartel!”
Outro: " Deve pensar que está à porta d'armas!" O que é, para quem não conhece a nomenclatura militar, a mesma coisa.
É preciso registar estes momentos de "inspiração" de um líder comunista, para memória futura.

Anónimo disse...

Quem visse e ouvisse o tom do municipe a falar não se admiraria da "boca" mandada alegadamente pelo Octávio augusto. Foi mais que apropriada. Alguém devia dizer ao senhor para se conter que os outros não estão no seu quartel imaginário a receber ordens do sr. coronel. Aquilo é só filmes naquela cabeça, qualquer dia até fala em avistamentos de extra-terrestres na barragem. No fim do presidente informar dos relatórios de uma entidade reconhecida que atestam que a barragem não apresenta perigo, ele põe-se para lá a falar em números e percentagens da cabeça dele.

Anónimo disse...

Não é meu hábito perder as estribeiras, mesmo quando vejo gente que tenta fazer dos outros PARVOS!
Hoje estive na barragem, não havia peixe morto nas margens porque alguém fez a sua recolha. Mas, meus amigos, o cheiro era pestilento, nojento! Eram 17:00 h. Tive de tapar o nariz e sair rapidamente daquele local. Juro que não estou a exagerar. Convido quem porventura duvide das minhas palavras, para verificar por si próprio aquela lástima. Aquela vergonha!
Por isso senhor comentarista das 16:05, dirijo-me a si com toda a frontalidade, apetece-me agarrá-lo, nem que seja à força, e atirá-lo para dentro daquela água podre que o senhor acredita que tem qualidades balneares! Ao mesmo tempo, empurrar lá para dentro o presidente, vereadores e todos aqueles que veiculam a palermice da qualidade balnear da água dos Patudos! Revejam-se as análises porque alguma coisa está mal. Irremediavelmente mal.
Caramba! Isto é demais! Será que não têm nariz e olhos na cara? Ou será que são obrigados a representar este papel de cinismo político?
O que é que esperam ganhar com isso? Aqui não há nada para poder esconder, porra!...Não há gavetas, não há armários, não há cofres! A realidade está ali à vista de todos!
Basta! Basta, de palermices encomendadas e, salve-se a barragem e os seres vivos que dela dependem.