.

.

.

.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Lançamento do livro “RIBATEJO, Gente com Alma”

RIBATEJO, Gente com Alma


 O alpiarcense Custódio Raposo vai apresentar no próximo dia 7 de Setembro, pelas 16 horas no Auditório da Casa dos Patudos - Museu de Alpiarça o seu livro “RIBATEJO, Gente com Alma”.

O escritor, nascido em Alpiarça e filho de trabalhadores rurais, com a infância e adolescência passada em Alpiarça, assistiu “in loco” aos tumultos da última metade do século XX por terras Ribatejanas descrevendo-os de uma forma muito peculiar.

No seu “RIBATEJO, Gente com Alma” dá-nos a conhecer a “experiência de vida” por acompanhar “seus pais nos trabalhos agrícolas, das fazendas e searas, revela-nos episódios pitorescos de pessoas de várias etnias e classes sociais, bem como dos animais, elementos indispensáveis à época na ajuda nos trabalhos”.

RIBATEJO, Gente com Alma” a “memória de um povo"

Os textos  retratam o Ribatejo e as suas gentes. “O desespero do povo, as dificuldades da época, a sua maneira de ser, cujos personagens são quase sempre familiares” estão muito bem descritas.

O autor mostra na sua obra toda a realidade sobre esta terra na Borda-de-Água e no coração do Ribatejo. 

Sempre em convulsão permanente “desde o “Estado Novo, passando pelas sequelas da guerra colonial, à vinda da PIDE, dos “malteses” para as vindimas, até ao 25 de Abril com as suas convulsões e vicissitudes."

Custódio Raposo
Custódio Raposo considera-se um autodidata por natureza, com um gosto muito grande pelas artes.

No seu livro fala-nos sobre o Ribatejo oculto, dos cheiros e cores da paisagem Ribatejana porque é existe uma abundância de culturas, estilos e épocas.

Perpetua assim  o “RIBATEJO, Gente com Alma” a “memória de um povo, que com o seu trabalho, tradições de usos e costumes vindos dos nossos antepassados, de que herdamos todo o saber e arte de trabalhar com as mãos, assim como, pelo seu colorido de trajes e cores garridas e vivacidade nas festas e romarias”.

Prefácio de um escritor Alpiarcense


No prefácio, escrito por João Céu e Silva, outro escritor alpiarcense, diz-nos que o “RIBATEJO, Gente com Almaé "uma aventura de memórias e de reconstrução do passado, que tanta falta faz à cultura de um povo e de um país” para nos adiantar ainda “se as memórias estão entre os géneros literários mais fascinantes para um grande número de leitores, a razão a preferência deste estilo residirá na maioria no facto de permitir viajar no tempo e, nesse mesmo tempo, apelar às próprias recordações”. 

Acrescenta ainda João Céu e Silva no prefácio: “Custódio Raposo conta as histórias de quem mesmo descalço dança com as raparigas todas: dos negócios de burros e de mulas com ciganos; das refeições e um tempo de fome em que um pedaço de pão com um bocado de queijo escondido dentro dele e uma laranja era um manjar; da cabrita que cercava o autor para receber ervas apanhadas pelo caminho…”

Como diz João Céu e Silva “entrem no livro e apanhem lá o que quiserem” porque nos permite “viajar no tempo”.

Um livro a não perder.

O lançamento do livro insere-se no programa da Alpiagra.

Por; António Centeio/JA

Sem comentários: