.

.

.

.

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Fisco está a penhorar e a vender 189 casas por dia


As casas são o bem mais penhorado pelo fisco para cobrir dívidas de impostos. E os números têm aumentado com a crise: só este ano já foram penhorados e vendidos 31 506 imóveis. Mais 12,48% do que o registado pela Autoridade Tributária durante o mesmo período do ano passado.
Contas feitas, estão a cair na mão do fisco e a ser entregues para venda, em média, 189 casas todos os dias. É um recorde.
Mas no total de bens confiscados e vendidos, o cenário é ainda mais negro: entre imóveis, carros, partes sociais em sociedades e outro tipo de valores, o fisco já penhorou e vendeu este ano 56 930 bens - 343 por dia, segundo os dados mais recentes.
Apesar de os imóveis continuarem a ser os bens mais penhorados, a maior subida face ao ano passado foi registada no segmento automóvel. Neste ano já foram penhorados e vendidos 23 928 carros, mais 64% do que no mesmo período do ano passado.
A penhora é uma das soluções a que a Autoridade Tributária recorre para saldar dívidas fiscais. Mas antes de penhorar as casas e os carros dos contribuintes faltosos, o fisco começa por verificar se existem rendas, contas bancárias ou créditos financeiros. E, na ausência deste tipo de bens, podem ainda avançar para a retenção de parte dos salários ou das pensões. Só no fim é que os carros e as casas serão penhorados.
«DV»

Sem comentários: