.

.

.

.

sexta-feira, 25 de abril de 2014

OPINIÃO: A sociedade perdeu a sua chama, perdeu o seu sentido colectivo


Não conheço em profundidade o que escreve o autor sobre a sociedade politica da actualidade para tecer aqui uma critica contra a sua pessoa. Não estudei suficientemente o assunto "revolução de abril" para dar um testemunho sobre a sua lucidez.
Mas posso dizer duas coisas. A primeira é que se as democracias são sistemas imperfeitos de gestão e governação, as revoluções serão ainda muito mais, pelo menos as que pretendem transformar uma nação, uma sociedade.
A segunda é que neste momento, ou nos últimos 2 anos, não fizemos nenhuma revolução porque não tivemos os militares do nosso lado. Estes permaneceram colados ao estado, por interesses obvios ( afinal somos o país com mais generais e patentes altas em toda a europa. Mas acrescento ainda que não será apenas por comodismo ou resignação. Eu penso que toda a sociedade perdeu a sua chama, perdeu o seu sentido colectivo. Não estou a tecer nenhum elogio ao socialismo, muito pelo contrário, penso até que temos socialismo a mais. O que nos falta é justiça para voltarmos a acreditar que vale a pena fazer mais e melhor.
Noticia relacionada:

Sem comentários: