.

.

.

.

segunda-feira, 28 de abril de 2014

OPINIÃO: O seu chefe contactá-o fora das horas de trabalho?

Por: Anabela Melão

Em França, sindicatos e patrões do sector da tecnologia, engenharia e consultoria assinaram um acordo que reconhece o direito do trabalhador a ficar offline. O seu chefe contactá-o fora das horas de trabalho? Telefona? Envia mails para as quais exige resposta à noite ou ao fim-de-semana? Ignorar isto é agora, em França, um direito. É o "direito à desconexão” [O direito à “desconexão” abrange cerca de 250 mil trabalhadores, entre consultores, informáticos e engenheiros, e surge como uma regulação do “tempo digital de trabalho”, evitando a exploração e a autoexploração do trabalhador fora do local de trabalho]. Os trabalhadores desligarão os telefones de serviço entre as 6 da tarde e as 9 da manhã do dia seguinte, e, durante esse período, ignorarão qualquer mail de trabalho. 6 meses de negociações entre as federações patronais das empresas francesas de engenharia, informática, consultoria e estudos de mercado (Syntec e Cinov) e os principais sindicatos do sector, a Confederação Francesa Democrática do Trabalho e a Confederação Francesa de Quadros Directivos, permitiram aditar ao acordo de 1999, que fixou as 35 h/semana, uma cláusula que estipula o direito à desconexão das ferramentas de comunicação à distância. 
Em França, o burnout afecta 1 em cada 5 trabalhadores. E os franceses são particularmente sensíveis ao tema dos suicídios por motivos laborais. 
Muitas empresas evitam o burnout dos trabalhadores e proibem reuniões a desoras. Noutras, as luzes apagam-se automaticamente a determinada hora para evitar o prolongamento da jornada de trabalho. Outras já adoptaram normas de conduta internas que proibem os funcionários de responder a mensagens profissionais fora das horas de trabalho. 
Fora de França, a Volkswagen alemã, em 2011, começou a “apagar” os seus servidores informáticos entre as 18h15 e as 7h00. A Deutsche Telekom idem. A cidade sueca de Gotemburgo reduziu o horário de trabalho de 7 h para 6 h/dia, sem alterar o salário. Já no Utah, USA, os funcionários públicos têm beneficiado de fins-de-semana de 3 dias. 

Sem comentários: