.

.

.

.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

IEFP regista mais 14,7 mil desempregados em janeiro

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego portugueses em janeiro era de 705.327, mais 14.792 pessoas do que no mês anterior, segundo o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).
De acordo com a informação mensal publicada pelo instituto na sua página na Internet, o número de desempregados inscritos nos centros de emprego do continente e das ilhas representava 75,6% do total de pedidos de emprego (933.352).
Comparando com janeiro do ano passado, o número de desempregados diminuiu 4,7% - 3,3% de homens e 6,1% de mulheres.
Ainda face ao mesmo mês de 2013, diz o IEFP que por grupo etário houve um decréscimo de adultos desempregados de 5,4%, mas houve um acréscimo de jovens desempregados situado nos 0,4%.
Comparando o tempo de duração da procura de emprego entre janeiro e há um ano, houve uma descida acentuada do desemprego de curta duração (13,3%), "enquanto o número de desempregados de longa duração registava um acréscimo (7,5%)", diz o IEFP.
Entre janeiro do ano passado e janeiro deste ano houve um aumento de 21,2% no caso de pessoas à procura do primeiro emprego e um decréscimo de 7% nos que procuravam novo emprego.
Comparando os dados de há um ano e de agora mas em termos regionais, o IEFP refere que o desemprego diminuiu em todas as regiões do continente (menos 4,7%), com a Madeira a acompanhar essa tendência (menos 6,7%), mas os Açores a terem um aumento do desemprego de 2,1%.
Dos candidatos a emprego que já tinham trabalhado, a maior parte (63,9%) vinha (no fim de janeiro) de atividades do setor dos serviços (especialmente atividades imobiliárias, administrativas e comércio), seguindo-se, com 31,7%, as pessoas provenientes da indústria (especialmente da construção) e no final o setor agrícola, que "gerou" 3,5% dos desempregados em análise.
«DV»

Sem comentários: