.

.

.

.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Chuva de estrelas este sábado em Arronches

É verdadeiramente de luxo a lista de inscritos do VI Duatlo de Arronches, que se disputa este sábado à tarde, a partir das 15h30, na vila alentejana. São nada mais, nada menos do que 13 os atletas de Seleções Nacionais que vão participar naquela que é a primeira de quatro etapas do Nacional de Clubes e, ao mesmo tempo, Nacional Individual de Cadetes e Juniores. João Pereira e Cristiana Valente fizeram a antevisão da prova.
João Pereira, vencedor nas duas últimas edições da prova, lidera uma fortíssima equipa do Benfica, principal candidata ao triunfo coletivo, apesar de ser o Garmin Olímpico de Oeiras – que também se apresentará em força em Arronches, com quinze atletas, entre as quais cinco mulheres – o atual campeão nacional de clube em duatlo.
"Vou a Arronches com objetivos coletivos. Queremos colocar o máximo de atletas no pódio", afirmou esta sexta-feira João Pereira, após mais uma sessão de ciclismo. As cargas de treino têm sido muito intensas - cerca de 40 horas por semana, com três treinos por dia - e, a nível individual, João Pereira, o segundo melhor português do ranking mundial de triatlo, vai testar a sua condição física.
"Vou competir sem grande pressão, quero ver se o trabalho que tenho feito está a ser bom", acrescentou o triatleta do Benfica, que vai iniciar a sua época internacional em março, na Taça do Mundo da Nova Zelândia. "Quem vai estar comigo nos lugares da frente em Arronches? Dos outros clubes não sei, mas o Miguel Arraiolos, que tem treinado comigo, está muito forte", disse ainda.
Do Benfica, que ganhou por equipas em 2013, estão inscritos um total de onze atletas, entre os quais se destacam, para além de João Pereira e Miguel Arraiolos, Bruno Pais, Francisco Machado e Gil Maia. O CD “Os Águias de Alpiarça” e o Sporting, segundo e terceiro classificados respetivamente na época passada, estarão também certamente na luta pelos primeiros lugares coletivos.
Pedro Laginha Palma, do OLI-Clube dos Galitos, e os agora individuais, Alexandre Nobre e Pedro Gaspar, também poderão ter uma palavra a dizer na prova que passará pelo empedrado do centro da vila e, depois, pelo asfalto da estrada nacional, constituída por 5 000 m de corrida, 23 000 m de ciclismo e 2 500 m de corrida.
David Luís (“Os Águias” de Alpiarça), Luís Gabriel Monteiro (Alhandra SC) e João Pais (Alhandra SC) fizeram o pódio 18-19 em Rio Maior a semana passada e são agora candidatos ao título nacional individual de juniores, enquanto no setor feminino a disputa também deverá ser grande, com Melanie Santos, Luísa Condeço e Ana Ramos a lutarem, par a par, pelo título.
Na prova de seniores femininos, Cristiana Valente, atual campeã nacional, é uma das grandes favoritas ao triunfo. No caso da atleta do OLI-Galitos, os objetivos não serão coletivos, uma vez que será a única mulher do clube de Aveiro a participar.
Cristiana Valente antes pretende "fazer uma boa prova para o apuramento para o Europeu de Duatlo Sprint". "O nível das adversárias em Arronches será muito bom, uma vez que todos os clubes irão levar as suas atletas mais forte. Não direi que sou candidata a vencer, mas quero estar nos lugares da frente", comentou esta sexta-feira, enquanto fazia a mala para a viagem, já de véspera, para o Alentejo.
Por equipas femininas, CD “Os Águias de Alpiarça”, Sporting e Garmin Olímpico de Oeiras fizeram o pódio coletivo das mulheres em 2013.
Desta vez existirão partidas distintas para homens e mulheres, com três minutos de diferença, de modo a que estas não andem na roda dos atletas masculinos ou o inverso, saindo os homens ainda divididos em duas linhas.
Recorde-se que o VI Duatlo de Arronches será prova de seleção para o Mundial e Europeus de Duatlo, nas categorias de elite, sub-23 e juniores. Ver critérios de seleção para 2014: Critérios de Seleção 2014
«FTP»

Sem comentários: