.

.

.

.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Assinado contrato CLDS+ em Alpiarça

CLDS+ ALPIARÇA – PROGRAMA DE 250.000 EUROS QUE APOSTA NA INTEGRAÇÃO E NO APOIO À EMPREGABILIDADE


No passado dia 12 de fevereiro, a Câmara Municipal de Alpiarça, a Associação de Reformados Pensionistas e Idosos do Concelho de Alpiarça (ARPICA) e o Instituto de Segurança Social IP, assinaram, nas instalações da ARPICA, o Contrato Local de Desenvolvimento Social+ (CLDS+), na presença dos dirigentes, técnicos, funcionários e utentes desta instituição.
O executivo municipal esteve representado pelo Presidente, Mário Pereira, e pelos vereadores Carlos Jorge e João Arraiolos.
Em representação do Centro Regional da Segurança Social esteve presente o Dr. Tiago Leite.


Na sua intervenção, o Presidente da Câmara agradeceu à Segurança Social, na pessoa do Sr. Diretor Distrital da Segurança Social, a oportunidade dada ao concelho de Alpiarça, pela segunda vez, para que se possa investir no combate à pobreza e na inclusão social. Salientou a importância do momento uma vez que a forma como o processo decorreu há aproximadamente 4 anos não tinha possibilitado que se concretizasse a assinatura do Contrato. Acrescentou que está convicto que o valor a ser investido no concelho, ficando aquém de todas necessidades existentes, irá contribuir para a capacitação das respostas sociais, não só ao nível técnico, mas também na apresentação de soluções concretas para efectivamente combater a pobreza e fomentar a inclusão e a empregabilidade.
O Presidente da Direção da ARPICA, António Arraiolos, agradeceu a presença de todos, abordou o financiamento do projeto e o atraso do processo de avaliação do Plano de Ação por parte do Instituto da Segurança Social e as consequências que advêm desta situação.


O Dr. Tiago Leite, agradeceu ao à Câmara Municipal de Alpiarça, na pessoa do Sr. Presidente, por ter aceite desde inicio o desafio de promover o CLDS+ no concelho. Agradeceu à ARPICA, na pessoa do Sr. Diretor, de ter aceite o desafio que foi lançado pela Câmara Municipal para que fosse entidade promotora do CLDS+ no concelho de Alpiarça. Referiu resumidamente os objetivos do Programa e esclareceu que o atraso em todo o processo de avaliação do Plano de Ação se deveu a experiência anterior, em que algumas instituições investiram valores que não são financiáveis pelo Programa e agora têm de devolver elevadas quantias, pelo que nesta nova vaga de CLDS+ existiu mais precaução para que tal não se repita.
O Programa é financiado pelo Fundo Social Europeu e pelos Jogos Sociais e tem como finalidade promover a inclusão social dos cidadãos através de ações, a executar em parceria, que integram 3 eixos de intervenção:
- emprego, formação e qualificação (apoio ao desenvolvimento de atitudes de procura ativa de emprego; divulgação de ofertas de emprego e oportunidades de inserção; apoio ao enquadramento de projetos de autoemprego e de empreendedorismo; informação sobre oportunidades de qualificação e encaminhamento; prestação de trabalho socialmente necessário ou desenvolvimento de atividade socialmente útil; sensibilização dos empresários, das instituições e entidade empregadoras locais; sinalização, encaminhamento e orientação de alunos que abandonam ou concluem o sistema educativo; estimulação das capacidades empreendedoras dos alunos do ensino secundário).



- Intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil (Apoio psicossocial; promoção de competências pessoais, sociais e parentais e aconselhamento; promoção de competências pessoais e sociais em crianças e jovens; ações de sensibilização junto de pais/mães e futuros pais/mães; banco de reutilização de ajudas técnicas; formação a cuidadores; bolsa de voluntariado; ateliês de convívio para a população sénior; apoio e acompanhamento psicossocial a idosos)
- Capacitação da Comunidade e das Instituições (Criação de grupos de autoajuda na área da Demência e do Cancro; Workshops/ações de sensibilização sobre as temáticas dos grupos de autoajuda; promover a realização de encontros de associações do concelho)
O valor do financiamento das ações do presente contrato é de 244 228,30€.
Atendendo à abrangência dos eixos de intervenção, o programa procurará dar resposta a toda a população do concelho.
«CMA»

Sem comentários: