.

.

.

.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

QUERCUS E ÁGUAS DO RIBATEJO ESCLARECEM IDOSOS EM GLÓRIA DO RIBATEJO

Poupar é uma das primeiras preocupações dos idosos do Centro de Dia de Glória do Ribatejo, Salvaterra de Magos, que esta quarta feira participaram numa ação de esclarecimento promovida pela Associação Ambietalista Quercus em parceria com a Águas do Ribatejo.
“Eu abro a torneira, passo as mãos pelo sabão, com a torneira fechada e depois enxaguo numa passagem”, explica uma das utentes para exemplificar uma forma de poupar água.
“Na minha casa aproveito a água da chuva. Tenho as caleiras a correr para uns regos que regam as laranjeiras e lavo a varanda do quintal com água da chuva”, adianta uma idosa que recorda que cresceu sem água canalizada e lavou muita roupa num riacho. “Hoje têm máquinas de lavar e é só carregar no botão, mas temos de poupar”, referiu.
Curiosamente lavar a roupa à mão pode gastar cinco vezes mais água que lavar na máquina. No momento da compra deve ter-se em conta uma máquina com uma certificação energética e hídrica que garanta menor consumo de energia e de água.
 Filipa Alves da Quercus explicou duma forma simples, alguns comportamentos e atitudes que ajudam a reduzir o consumo de água em casa e no Centro de Dia. A técnica deixou também vários conselhos para poupar o ambiente. “Não devemos deitar cabelos, cotonetes, fraldas, restos de comida ou óleos usados para a sanita. Apenas se pode colocar papel higiénico”, adiantou com a concordância da plateia que se mostrou sensibilizada para as boas práticas ambientais.
Hoje a água da rede chega a quase todas as casas da Freguesia da Glória do Ribatejo e os esgotos são tratados na Estação de Tratamento (ETAR), mas os idosos recordam que estas foram obras das autarquias realizadas após o 25 de Abril.
“Ainda me lembro quando tive água canalizada em casa. Acabaram-se os baldes com que carregava a água do fontanário ou do poço”, recorda um dos idosos numa conversa animada com o colega do lado.
O sentido crítico dos seniores está bem vincado quando denunciam algumas práticas que reprovam. “Porque é que se estraga tanta água pelas bocas de incêndio. Essa água deveria ser aproveitada para regar”. A sugestão ficou registada tal como as preocupações em relação ao acesso ao tarifário social que concede descontos na fatura da água aos idosos com rendimentos abaixo dos 475 euros per capita.
Os que ainda não beneficiam do tarifário social vão tratar da adesão com a ajuda das técnicas da instituição e da família porque “para quem tem reformas baixas todos os cêntimos contam”.

Sem comentários: