.

.

.

.

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Presto aqui, muito simplesmente, a minha homenagem ao Rei

Por: Português.pt
Estávamos aí pelos anos 80 e, por motivos profissionais encontrava-me num país do norte de África. Ao lado da Universidade de Medicina onde eu trabalhava, perto da capital, estava a ser erigido um dos maiores hospitais das redondezas, diga-se de todo o norte de África, cuja mão-de-obra era inteira e exclusivamente Norte Coreana. À sexta-feira (dia de descanso e guardado nos hábitos muçulmanos) era normal utilizarmos todos os mesmos transportes públicos de visita à cidade. Um dia alguém deste grupo de amigos coreanos me pergunta de onde era a minha origem? Eu respondi: de Portugal! E foi com enorme surpresa que escutei quase em uníssono: "Eusébio!!! Eusébio!!!" Fazendo-me lembrar aquela partida que o Rei lhes pregou em 1966 no decorrer do campeonato do mundo de futebol e, que foi um dos maiores pesadelos da Coreia do Norte desses tempos.

Desde então e sempre que nos encontrávamos faziam aquele seu gesto de saudação, dizendo bem alto: "Hi Eusébio!..." Claro que me sentia honrado e orgulhoso do Eusébio e do meu País.


Vinte anos mais tarde, já noutro continente, também por circunstâncias profissionais, entrava numa loja de informática nas Bahamas (ilhas próximas do Estado da Florida (América do Norte) e em conversa amena com uma simpática empregada de origem africana acerca do imparável progresso tecnológico, nomeadamente na área da informática, dizia-lhe que vinha de Portugal. Franziu a testa dizendo que desconhecia o lugar dessa terra. Expliquei-lhe que era um pequeno país na Europa que fazia fronteira com Espanha. Espanha sim, conhecia. Lembrei-me então de dizer que Portugal era a terra de Eusébio.
(Oh! My God, the land of the king!) Oh! Meu Deus, a terra do Rei! Quem não conhece Eusébio? 

Para mim, ficava ali mais uma vez explicada a razão pela qual, Eusébio da Silva Ferreira havia sido coroado de Rei.


Presto aqui, muito simplesmente, a minha homenagem ao Rei.


5 comentários:

Anónimo disse...

Grande e justa homenagem a Eusébio!
Viva o Rei Eusébio!
O meu obrigado também ao autor e demonstra que Alpiarça tem grandes filhos.
Um benfiquista

Fernando Cardoso disse...

Fernando Cardoso
Jornal Alpiarcense


HOMENAGEM A EUSÉBIO

Choramos tua partida
ao recordar tua vida
feita de amor e glória
que fica para a história.

Chora o benfiquista, chora
chora o país profundo
que te admira e adora,
foste Embaixador no mundo.

Futebolista maior
do Portugal de outrora
é tão grande a nossa dor
que todo o português chora.

Fernando Cardoso
www.escritorfernandocardoso.com
(da nossa página do Facebook)

Anónimo disse...

Embora sendo sportinguista, sempre admirei o futebolista, e o homem Eusébio.O meu coração está voltado para o outro lado da 2ª circular mas, devo dizer que também simpatizei sempre com mais dois grandes nomes da luz: Germano e Veloso. A historia traz-nos por vezes surpresas. Eusébio veio para o Sporting, e foi escondido no algrave para assinar pelo benfica, Germano chegou a jogar no sporting, e veloso entregou ao sporting uma joia por lapidar, seu filho Miguel.
Deixo aqui a minha singela honenagem ao grande rei do nosso futebol "Eusébio descansa em PAZ"

Anónimo disse...

Li o que foi escrito sobre o Grande Eusébio. Fiquei comovido e só tenho a agradecer a todos que aqui deixaram palavras amistosas que, apesar do muito que já foi dito, engrandecem ainda mais o nosso Grande Ídolo Eusébio.
Obrigado a todos.

Anónimo disse...

Não há ÍDOLOS sem defeitos. Descansa em paz Eusébio. Não é a hora de os lembrar, mas também não esquecê-los.
Defendeu sempre o Continente.