.

.

.

.

domingo, 26 de janeiro de 2014

Alpiarcenses na célebre batalha de La Lys

Nesta guerra participaram algumas dezenas de alpiarcenses. Só no dia 20 de Maio de 1917 embarcaram, com destino às trincheiras da Flandres, 23 militares de Alpiarça. Estiveram na primeira linha na célebre batalha de La Lys, o maior desastre das tropas portuguesas depois de Alcácer-Quibir. Muitos foram feitos prisioneiros, muitos regressaram debilitados na sua saúde por causa dos gases e 3 deles morreram. Os seus corpos nunca regressaram a Alpiarça. Na parte final deste documentário fotográfico está o cemitério onde estão os corpos de 1831 militares. Entre eles encontram-se 2 desses militares de Alpiarça mortos em combate. Joaquim Monteiro Raposo e João Nunes Feliciano. O outro alpiarcense que morreu no campo de batalha, Joaquim Magalhães, terá sido atingido pela explosão de um morteiro, não tendo sido possível identificar o seu corpo.
«De: José João Pais»

1 comentário:

Victória Maria Brito disse...

” O meu avô materno, António Sardinheiro foi um destes soldados, mas conseguiu sobreviver. Quando voltou a Portugal e a Alpiarça teve conhecimento que a mulher e os dois filhos tinham morrido de peste pneumónica, também designada por gripe espanhola ou só pneumónica (ano de 1918). Conta-se que foi o apoio daqueles que com ele regressaram que o levou a ganhar ânimo e a refazer a sua vida”
Texto de Vitória Maria Brito, que autorizou a publicação do mesmo para conhecimento dos leitores e especialmente para que os mais jovens saibam quem foram os alpiarcenses que participaram na guerra
Jornal Alpiarcense agradece a gentileza de Victória Maria Brito