.

.

.

.

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

A imagem dos politicos

Os dados do Barómetro Político Marktest mostram uma nova descida generalizada no saldo de imagem dos líderes dos cinco partidos mais votados, bem como do Presidente da República.


Os resultados apresentados pelo Saldo de Imagem dos políticos, presente no Barómetro Político da Marktest de Novembro, são elucidativos do descontentamento por parte dos inquiridos relativamente à actuação dos líderes partidários dos cinco partidos mais votados, assim como relativamente à actuação do Presidente da República.
Em Novembro, Cavaco Silva, Presidente da República, registou um saldo de imagem de -39.5%, descendo 6 pontos percentuais relativamente a Outubro.
Pedro Passos Coelho, Primeiro-ministro e líder do PSD, foi, entre os líderes dos partidos mais votados, o que registou o saldo de imagem mais baixo: -45.5%, sendo também o que registou a maior quebra mensal: -5.1 pontos percentuais.
O líder do CDS-PP e vice Primeiro-ministro, Paulo Portas, não foi além de -44.5% em termos de saldo de imagem, descendo 4.2 pontos percentuais relativamente a Outubro.
O saldo de imagem de António José Seguro, líder do PS, também desceu entre Outubro e Novembro (-1.8 pontos percentuais), chegando a este último mês com -27.5%.
Os líderes do Bloco de Esquerda, Catarina Martins e João Semedo, foram os únicos a registar uma subida mensal (2.7 pontos percentuais entre Outubro e Novembro). Ainda assim, o seu saldo de imagem permanece negativo, não indo além -6.9%.
Jerónimo de Sousa, tal como em Outubro, é o líder partidário como melhor saldo de imagem. Contudo, em Novembro, a sua percentagem de aprovação e desaprovação foi muito próxima, o que resultou num saldo de imagem de 0.2%, correspondendo a uma quebra mensal de 1.3 pontos percentuais.

O Barómetro Político Marktest é realizado junto dos residentes no Continente com 18 e mais anos. O saldo de imagem resulta da diferença entre as opiniões positivas e as negativas, ponderada pelo peso das respostas expressas, relativamente à questão: "Em sua opinião, diria que a actuação do líder do ... tem sido POSITIVA ou NEGATIVA?".


Sem comentários: