.

.

.

.

sábado, 28 de dezembro de 2013

Número de empresas falidas desce pela primeira vez em cinco anos

O número de empresas que foram declaradas insolventes caiu cerca de 0,7% em termos homólogos. Contudo, a variação mais expressiva verifica-se entre 2008 e 2013, já que se registou um decréscimo pela primeira vez em cinco anos, de acordo com o jornal Público.
Em 2013, foram registadas (entre 1 de Janeiro e 20 de Dezembro) 18.538 insolvências, das quais dizem respeito a 12.930 falências judiciais de particulares.
Ora, isto significa que face ao ano anterior, houve uma queda de 0,7%, possibilitada essencialmente pelo decréscimo de insolvências colectivas, com destaque para os sectores da fabricação de veículos automóveis (-71,4%) e da produção de equipamentos eléctricos (-64,3%). Já as falências de particulares aumentaram 4%.
Os dados divulgados pelo Público de hoje são da consultora de gestão de créditos Instituto Informador Comercial e revelam que houve uma diminuição pela primeira vez em cinco anos (entre 2008 e 2013), já que a tendência tem sido para um agravamento desta situação.
Acresce que a mesma consultora analisou ainda o impacto do Processo Especial de Revitalização (PER), um programa lançado pelo Governo com vista a negociar as dívidas das empresas em tribunal, concluindo assim que o recuo das falências judiciais de empresas e o abrandamento no ritmo de crescimento de insolvências está, de facto, relacionado com o Relativizar, que apoiou este ano 1.527 pessoas e empresas.
«NM»

1 comentário:

Anónimo disse...

Ora aqui está uma grande NOVIDADE que alguém deste governo nos dá. Se já não temos empresas é natural que o número de falências das mesmas reduzam, não é verdade?