.

.

.

.

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

'MENSAGEM DE ANO NOVO' de Pedro Gaspar, Vereador do PS

O meu filho, tantas vezes companheiro de viagem neste ano de eleições, reparou com atenção na T-Shirt que eu trazia vestida. Tínhamos acabado de chegar a casa da "Vovó Lisa". 
Ambos fardávamos de manga curta. Ele, porque a mãe havia escolhido a roupa, ainda de madrugada e ensonada. E eu pelo prazer que me dava sair à rua com aquela T-Shirt verde que um bom amigo havia desenhado com tanto empenho.
Era mais um dia de calor. De muito calor. Era mais um dia de estrada com os meus camaradas. 
Ele olhou para mim e , com os olhos, pediu-me para ir. Queria o "muda de vida", os sorrisos de alegria dos outros, os carinhos, os afectos. Disse-lhe que não. Estava demasiado calor. Beijei-o na testa. Voltou a olhar para a minha T-Shirt, intrigado - Papá, a tua T-Shirt tem os números todos! Tem o 3, depois o 2, depois o 1 e também o 0! 
A T-Shirt estampava o ano de 2013. 
Ponderei sobre aquela observação de aprendiz e na inocência da observação. Nunca tinha reparado que o ano de 2013 podia ser uma contagem decrescente. 
Hoje, na iminência de não voltarmos jamais ao ano de 2013, sei que valeu a pena a contagem. Aprendi melhor o que conta e aquilo que devemos deixar contar. 
Nasceu a minha filha Francisca, consolidei laços com a minha mulher, com os meus pais. Recebi aquele abraço do meu irmão. Conheci pessoas fantásticas com as quais partilhei o melhor e o pior como se elas s tivessem sempre sido parte da minha vida. E eram. E são. Ninguém se cruza por acaso. Juntos rimos e choramos. Fomos humanos. 
De coração aberto e braços estendidos, obrigado por me deixarem fazer parte do vosso mundo.
Desejo-vos 2014. Desejo-vos a contagem que anseiam para que as coisas importantes da vida sejam as que verdadeiramente contam
Pedro Miguel Gaspar