.

.

.

.

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Governo estuda incentivos para melhorar vida familiar

Em articulação com Bruxelas, o Governo quer permitir uma melhor articulação entre a vida familiar e profissional, através de incentivos à natalidade e ao trabalho a tempo parcial, com direito à devida comparticipação, destaca a Rádio Renascença. Também em cima da mesa estão reformas parciais.
Com o objectivo de permitir a conjugação entre uma melhor vida familiar e profissional e, em simultâneo, aumentar a taxa de natalidade, o Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, tutelado pelo ministro Pedro Mota Soares, está a analisar medidas de incentivo ao trabalho a tempo parcial, permitindo que os pais ou mães trabalhem apenas meio-dia, e com direito a uma comparticipação.
Este é um dos factores que justifica o baixo número de filhos que os casais optam por ter nos dias que correm. Pelo que, a opção de redução do tempo de trabalho pode, por um lado, promover a vida familiar e, por outro, aumentar os postos de trabalho.
Segundo a Rádio Renascença, esta medida está em fase de estudo e negociação, não estando ainda definido, por exemplo, se o apoio vai ser dado aos trabalhadores ou às empresas. Certo é apenas que não poderá constituir-se como uma prestação social, estando o Governo a negociar a possibilidade de esta, e outras medidas, serem financiadas através do próximo quadro de apoios comunitários.
«NM»

Sem comentários: