.

.

.

.

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

A Colónia Balnear da Nazaré da Assembleia Distrital de Santarém


 A Colónia Balnear da Nazaré, propriedade da Assembleia Distrital de Santarém – constituída pelos 21 Municípios do Distrito – prestou relevantes serviços à comunidade do Distrito de Santarém, funcionou durante mais de 50 anos e permitiu que muitas crianças, e idosos, do nosso Ribatejo vissem pela primeira vez o mar e pisassem a areia de uma praia.
Era um edifício com uma certa traça, bem enquadrado na paisagem da castiça e típica Vila da Nazaré, mas, devido ao uso e á falta de manutenção, foi-se degradando e está fechada desde o ano de 2008, por falta de condições e de obras por parte dos 21 co-proprietários, municípios do distrito de Santarém. É certo, que numa quinzena de Maio de 2009, ainda recebeu um conjunto de idosos encaminhados pela Câmara Municipal de Alcanena que, para tanto, procedeu à limpeza prévia do exterior e bem assim do seu interior, fez algumas pequena obras inadiáveis e permitiu assim que esses idosos fossem os últimos usufrutuários daquele equipamento de grande utilidade.


Daí para cá, apesar de terem acontecido algumas reuniões dos seus dirigentes, na tentativa de recuperarem o edifício, o certo é que a degradação tem vindo sempre a acentuar-se.
A última notícia de jornal conhecida sobre estas instalações é do jornal Região de Leiria de 14 de Novembro de 2013 e tem um título bastante elucidativo acerca da realidade presente: “Colónia Balnear da Nazaré abandonada e em “estado calamitoso””, mas a referida noticia diz ainda: “Fechada desde 2009, a Colónia Balnear da Nazaré, propriedade da Assembleia Distrital de Santarém (ADS), está abandonada e os vizinhos queixam-se do estado de degradação do imóvel. A situação foi denunciada por um munícipe na reunião pública da Câmara da Nazaré.”


Continuando a transcrever, “A colónia balnear está num estado calamitosos, semelhante a um cenário dantesco”…”O caso não é novo e o edifício tem sido alvo de assaltos constantes desde o seu encerramento. Há cerca de um ano, três homens terão permanecido no local durante várias semanas e o imóvel tem sido consecutivamente alvo de saque. Torneiras, canalizações, talheres, portas, roupa de cama foram levados, ficando um rasto de destruição.”
Inclusivamente, no sentido da recuperação do edifício, ainda segundo a mesma notícia do Região de Leiria, “Em Fevereiro de 2011, a ADS entregou na Câmara da Nazaré um projecto de candidatura ao QREN para requalificação do imóvel, no valor de 2,5 milhões de euros, que incluía a remodelação quase total em termos de infraestruturas. Passados mais de dois anos, a situação continua a degradar-se ao ponto dos vizinhos pedirem para que as portas e janelas sejam entaipadas”.


Efectivamente, nos tempos que correm, é uma pena que um equipamento daquela natureza esteja assim ao abandono, só porque as 21 Câmaras Municipais do Distrito de Santarém, não se entendem, para que a vida volte às instalações de que muita gente usufruiu e muita mais poderia continuar a usufruir.
Lamenta-se sinceramente, que a solidariedade, neste caso, seja uma palavra vã. E isso não ficará bem aos Ribatejanos, gente de têmpera e de barba rija que até é capaz de dar a sua camisa ao seu vizinho.
Espera-se e deseja-se que o entendimento apareça, para que aquela casa possa voltar a ser o que já foi. A sua recuperação seria uma boa prenda, do ano de 2014, especialmente para os mais carenciados
Por: Carlos Pinheiro


6 comentários:

Anónimo disse...

Fiquei comovido ao ver esta imagem. Como tenho saudades dos tempos em que aqui passava as minhas férias e brincava, entre outros, com os meus amigos, geada, isidoro, o carlos alberto e os filhos do barbeiro mexa.
Recordo-me como fosse hoje.
Iámos em fila de 2 até à praia. Ali passávamos os dias a brincar sempre o olhar vogilante das funcionárias.
Ao fim de 15 dias o Manuel Neto ia buscar-nos na camioneta da Ribatejana.
Que saudades....

Joaquim Rodrigues disse...

Joaquim Rodrigues (Alemanha) Quantas vezes brinquei nesse patio ! as filas ate a praia ! a bolacha americana ! tantas outras recordacoes enfim tempos q.. nao voltam mais???
(da nossa página do Facebook)

Ana Sofia Grilo disse...

Ana Sofia Grilo eu também me lembro de ter ido pra la com o meu irmão do meio...... saudades belos tempos.....
(Facebook)

Natalina Ferreira disse...

Natalina Ferreira eu tamb me lembro bem de la' ter ido belos tempos
(Facebook)

Carlos Presunca disse...

Carlos Presunca: Nunca aí estive, mas quando ia para a Nazaré durante os meses de verão, porque o meu pai ia trabalhar entre Santarem e Nazaré, ia muitas vezes brincar com amigos que aí estavam....saudades
(Facebook)

Unknown disse...

antonio almeida,e pena ver estas instalações a degradarem se ninguém põe mãos nisto,e de facto triste ver isto,recorde me perfeitamente quando era adolescente e tantas vezes estive la de ferias,pois os meus pais nao me podiam levar a praia e assim eu e tantos outros jovens passávamos 15 dias na Nazaré, e agora ver isto ao abandono faz tristeza,apelo em nome da sociedade que alguém faça algo por estas instalações que tão úteis poderão ainda ser.