.

.

.

.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Quase 80% da austeridade feita à conta de carteiras das famílias

As contas foram feitas: em quatro anos, Portugal teve dois Governos e destes resultaram 71 novas medidas com um peso total de 61 mil milhões de euros. Austeridade passou a ser a palavra de ordem, principalmente nas famílias, que representam, revela o Jornal de Negócios, 77% dos sacrifícios sofridos.
Nos últimos quatro anos, o peso das medidas de austeridade alcançou os 61 mil milhões de euros. Desses, oito em cada dez euros saíram dos bolsos das famílias, as mais lesadas com a crise financeira que se instalou no País.
As contas são do Jornal de Negócios e revelam que nos últimos dois Governos, Portugal assistiu a 71 novas medidas de austeridade, grande parte delas referente a cortes em salários e pensões, aumento de impostos e agravamento de IRS.
O objectivo foi e será sempre o mesmo: estimativas de poupança e aumento de receitas do Estado. E tudo começou com o governo de José Sócrates que, em 2011, implementou uma redução dos benefícios fiscais e dos tectos das deduções de IRS (o que iria permitir uma poupança estimada em 700 milhões de euros).
Já com Pedro Passos Coelho no poder, as famílias viram escapar quase mil milhões de euros com o ‘imposto de Natal’, revela o Jornal de Negócios. Seguiu-se uma redução de benefícios, deduções, convergência entre salários e pensões e a aplicação de uma sobretaxa de solidariedade.
O desemprego é outra das formas de pagamento da austeridade por parte das famílias: nos últimos quatro anos, a taxa de pessoas desempregadas cresceu 5,7%, estimando o Instituto Nacional de Estatística (INE) que em 2014 atinja os 17,7%.
«NM»

1 comentário:

Sérgio da Costa do Céu disse...

QUINTA-FEIRA, 28-11-2013,
Ricos de Portugal viram as suas fortunas crescer.
Ricos de Portugal cada vez mais ricos e a população cada vez mais pobre.

Uma análise da revista ´Exame´ conclui que em média, os donos das maiores fortunas em Portugal viram as suas fortunas aumentar de valor.

A lista das 25 maiores fortunas tem um novo líder, escreve a publicação. Américo Amorim volta a ser o detentor da maior fortuna de Portugal, com um valor estimado de 4,5 mil milhões de euros.

No segundo lugar surge o anterior líder do ranking, Alexandre Soares dos Santos. O dono do grupo Jerónimo Martins passa a deter cerca de 2,2 mil milhões de euros, face aos €2,1 mil milhões calculados no ano passado.

O último lugar do pódio é ocupado pela família Guimarães de Mello, com uma fortuna avaliada em 1,7 mil milhões de euros. Segue-se em quarto lugar Belmiro de Azevedo, com 1,2 mil milhões de euros.

Destaque para Maria Isabel dos Santos, considerada uma das mulheres mais ricas de África, que segundo a revista Exame é a mais rica de Portugal com uma fortuna estimada de 574,9 milhões de euros.

Em 2012 o grupo dos mais ricos valia, em Portugal 14,4 mil milhões de euros, valor que este ano ascende a 16,7 mil milhões de euros, cerca de 10 por cento do Produto Interno Bruto do País.
E esta maioria de pobres gentes ainda defendem esta sociedade ...FELICITAÇÕES.