.

.

.

.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Executivo da CDU vai criar a 'Carta Gastronómica de Alpiarça'

Os poucos restaurantes de Alpiarça vão poder ‘enriquecer’ as suas ementas através da ‘Carta Gastronómica de Alpiarça ‘ que o executivo da CDU pretende tornar realidade com a divulgação da criação da ‘Mostra de Sabores de Alpiarça’
É um dos objectivos do actual executivo da CDU  criar a ‘Carta Gastronómica de Alpiarça’  de forma a divulgar a gastronomia alpiarcense por intermédio dos restaurantes para valorizar a riqueza do concelho e consequentemente atrair  visitantes para usufruírem daquilo que é mais tradicional no meio alpiarcense.
Para dar a conhecer a carta nada como a criação de uma ‘Mostra de Sabores de Alpiarça’ que abrirá o caminho para divulgar os nossos práticos típicos, nomeadamente:  ‘Carneiro à moda de Alpiarça’;  ‘Carne da Matança’;  ‘Miga Fervida’‘Arroz com Feijoca’ ou os doces: ‘SS de Alpiarça’;  ‘Ferraduras’;  ‘Patudos’ e o ‘Pão-de-Ló de Alpiarça’, etc..

Por: António Centeio

7 comentários:

Anónimo disse...

Já no tempo do Executivo PS e aproveitando o facto de terem construído aquelas bonitas divisórias dentro do pavilhão comercial da Alpiagra, penso que hoje degignado pavilhão do Artesanato, sugeri à vereadora Gabriela que mais ou menso em Maio/Junho quando os dias são grandes e as noites amenas se fizesse um Festival ou Mostra Gastronómica em Alpiarça. Respondeu-me que isso dava muito trabalho. Trabalho e despesas dava a Feira do Vinho que fica muito bem integrada dentro da Alpiagra e não precisamos de mais.
Agora a nível gastronómico temos condições de fazer reviver trapos típicos da nossa terra: não só os descritos mas também a famosa: Massa à Barrão, O arroz de Tripas, A Cachola, As couves e feijão com a petinga albardada, O carapau frito com Arroz de Feijocas, A Trambolhia ou seja o cozido à camponesa que é a sopa de carne couve e massa; a Sopa de couve com puré de feijoca; O coelho À caçadora; as moelas assadas, eu sei lá.
Não deixem morrer na nossa terra aquilo em que já demos cartas a Almeirim.

Hélder Figueiredo disse...

Hélder Figueiredo: ·
Em boa verdade não é assunto que me interesse se há carta gastronómica ou ementa de cartão ou seja lá o que for... mas por esta altura o que há são muitas saudades de coisas que só na nossa terra e na nossa região podemos encontrar... estou ansioso por voltar e poder voltar a comer no RIBATEJO.
(do Facebook)

Lucirene Oliveira disse...

Lucirene Oliveira uma vergonha, mais vergonha mesmo deve sentir os pais desses alunos. Até onde essa juventude chegará?.
(Facebook)

Maria Fernanda Alves disse...

Maria Fernanda Alves: nesta foto aqui parece mais ser um homen jà bastante adulto, visto as mãos e o pouco que tem como cabelo.............. e a vergonha é quem lhes vendem bebidas alcoolicas... esses tambem deveriam pagar e bem
(Facebook)

Vânia Batista disse...

Vânia Batista: HahahAhaha so boa imagem pá escola -.-
(Facebook)

Joaquim Sousa disse...

Joaquim Sousa muitas vezes os alunos levam as bebidas dos bares que os pais tem em casa ou são os mais velhos que vão comprar, mas na verdade muitos dizem que o filho do vizinho é sempre pior que o nosso filho, e ai muitas das vezes lá está o filho metido em problemas e os pais sempre a proteger os filhos e é o que está visto. andam muitos mais por essas escolas
(Facebook)

Anónimo disse...

Reparem para o comentário das 7:61...Boa imagem para quem a pratica e quem acusa a escola que é um imóvel de cimento onde acolhe pessoas e jovens deste calibre vergonhoso, vergonha sim para mim um alpiarcense ver e ler noticias como estas, mas do mal a pior, culpa-se quem nada deve.