.

.

.

.

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

NOVOS ÓRGÃOS ÁGUAS DO RIBATEJO

Francisco Oliveira do Município de Coruche é o novo Presidente da ÁGUAS DO RIBATEJO
 Pedro Ferreira de Torres Novas e Carlos Coutinho de Benavente são os vogais do Conselho de Administração e Pedro Ribeiro, Almeirim, lidera a Assembleia Geral
 Unanimidade. Os sete presidentes de câmara que integram a empresa municipal ÁGUAS DO RIBATEJO EM, SA elegeram esta manhã os novos órgãos sociais. Francisco Oliveira, recém eleito Presidente da Câmara Municipal de Coruche, é o novo presidente do Conselho de Administração, substituindo José Sousa Gomes que desempenhou o cargo no último mandato.
Pedro Ferreira e Carlos Coutinho, os novos presidentes dos municípios de Torres Novas e Benavente, são os dois vogais do concelho.
A Assembleia-geral é presidida por Pedro Ribeiro, novo presidente da Câmara de Almeirim e Paulo Queimado, presidente do Município da Chamusca é o novo secretário. 
Os novos órgãos sociais foram eleitos por quatro anos, coincidindo com o horizonte temporal dos mandatos autárquicos.
 O novo líder da ÁGUAS DO RIBATEJO, Francisco Oliveira realçou o trabalho desenvolvido pelos antecessores que permitiu colocar a empresa num patamar seguro e estável após o investimento de mais de 90 ME em quatro anos.
“Temos obra feita nos sete municípios. O objetivo foi cumprido graças à solidariedade entre os sete municípios. Vamos continuar este trabalho de equipa, continuando as obras previstas e garantindo a sustentabilidade da empresa”.
 Francisco Oliveira confirmou a existência de abordagens para a entrada de outros municípios na empresa, mas negou que haja qualquer compromisso. “Se for vantajoso para a empresa e para o Município, estamos recetivos a conversar com todos os interessados”, disse.
 Questionado sobre a possibilidade da empresa alienar capital a privados, Francisco Oliveira garantiu que apesar dos estatutos ainda preverem essa possibilidade, “Há um entendimento dos municípios acionista de que a AR deve continuar a ser detida em exclusivo pelos municípios acionistas”.
 Pedro Ribeiro, presidente da Assembleia, reforçou a ideia lembrando que já sugeriu a blindagem dos estatutos à entrada de capital privado na empresa. O novo presidente de Almeirim considerou que a empresa já provou que tem condições para ser gerida apenas pelos municípios.
 Na tomada de posse dos novos órgãos sociais, Sérgio Carrinho, presidente da assembleia-geral enalteceu o trabalho dos seus colegas autarcas e vincou as qualidades deste projeto que ajudou os municípios a resolverem problemas graves na área do saneamento e abastecimento de água. “Doutra forma não seria possível”, concluiu. 
 A ÁGUAS DO RIBATEJO emprega 165 pessoas e abastece de água 145 mil consumidores nos sete concelhos que abrangem uma área de 3240 km 2. A empresa garante também o tratamento das águas residuais com uma cobertura de cerca de 90% da população.
Os novos administradores assumiram o compromisso de manter as preocupações sociais refletidas num tarifário que é dos mais económicos do país e o mais económico da região. As tarifas vão manter a descriminação positiva para famílias carenciadas e numerosas. As instituições de utilidade pública têm um tarifário específico que reflete a responsabilidade social da ÁGUAS DO RIBATEJO.


Sem comentários: