.

.

.

.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

CONVITE À POPULAÇÃO

MUNICÍPIO DE ALPIARÇA

A Câmara Municipal de Alpiarça convida toda a população para a Cerimónia de Inauguração da nova PRAÇA DO MUNICÍPIO e do Monumento de HOMENAGEM AO POVO DE ALPIARÇA, que decorrerá na próxima Sexta-feira, dia 30 de Agosto de 2013, pelas 17.30 h, com a presença do Senhor Secretário de Estado da Administração Local, Dr. António Leitão Amaro.
O Presidente da Câmara

Mário Fernando Atracado Pereira

14 comentários:

Anónimo disse...

Pobre estátua, abandonada numa lixeira na Quinta dos patudos e vandalizada por quem devia respeitá-la, está à 16 anos à espera de eternizá-la num local de Alpiarça, no meu ver este é o melhor, mesmo se ao principio não estivesse de acordo, mas confesso agora que é uma maravilha, um trabalho bem feito e num lugar perfeito...Quanto à estátua de uma mulher nua em frente à igreja é uma vergonha para quem a mandou ali colocar...o sitio ideal para a estátua da mulher nua seria em frente à casa de quem a mandou ali colocar.

Anónimo disse...

respeitando a memória de muitos trabalhadores agrícolas que já partiram a referida estátua devia ser colocada na (Praça de Jorna) Praça Velha.

Anónimo disse...

"respeitando a memória de muitos trabalhadores agrícolas que já partiram a referida estátua devia ser colocada" exactamente onde vai ser, no local mais nobre e exposto, a praça do município. Acho que foi a melhor opção.

Anónimo disse...

Veremos se amanhã na inauguração (que quer se queira quer não queira, é uma obra da CDU e do actual presidente), à semelhança ou pior do que no Festival do Melão, os outros candidatos vão saber respeitar o momento e o evento. Como aliás fez sempre a CDU quando era oposição, inclusivamente com vereadores eleitos.
Quem não sabe estar na vida e na política faz tudo isso e não respeita as regras da democracia. Vamos ver se não tenho razão. Mas os alpiarcenses saberão ver isso e muito mais. Até é bom que se possa ver mais uma vez quem sabe e quem não sabe ser e estar.

Anónimo disse...

O LOCAL MAIS NOBRE É ONDE SIMBOLIZA A GRANDE LUTA DOS TRABALHADORES CONTRA OS GRANDES LATIFUNDIÁRIOS ÉPOCA, CONTRA A PIDE E A GNR - (PRAÇA DE JORNA)PRAÇA VELHA...!
FOI PARA ESSE LUGAR QUE A REFERIDA ESTÁTUA FOI FEITA...!

Anónimo disse...

Eu acho que até é bom para a CDU que apareça amanhã na inauguração "alguém" a fazer campanha. Assim vê-se bem quem é quem, vê-se quem tem sentido de estado e quem não tem.

joaquim José Bernardo disse...

Discordo dos que dizem que a luta dos trabalhadores era na PRAÇA VELHA, a praça velha foi sempre a Praça velha e nunca a Praça de Jornas, era para lá que o patronato,a PIDE e a GNR empurravam quem vinha para vender a sua força dos braços. A praça de Jorna era em volta do MERCADO e naquela rua estreita que vai para onde assassinaram um jovem trabalhador hoje com muita justeza Rua Alfredo Lima e em frente à Musica velha nessas redondezas é que era a PRAÇA DE JORNAS.

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o comentador das 17:35. Ainda me lembro muito bem do meu pai quando precisava de trabalho ou de trabalhadores (ele umas vezes trabalhava para outros e outras vezes contratava trabalhadores para ele próprio) ia ao mercado/praça. Era para ali que se dirigiam aos domingos os jornaleiros que não tinham trabalho.

Quanto ao local escolhido, acho que esta é uma ideia do meu amigo e falecido Mário Peixinho. É um local digno e será um dos locais com maior visibilidade de Alpiarça. A estátua tem um significado e o escultor foi consultado sobre o local e não só o aceitou como acho que hoje em dia estará completamente rendido ao local tal a dedicação que nas últimas semanas tem dedicado ao seu trabalho.
Relativamente à campanha eleitoral, seria de muito mau gosto aparecerem lá de camisolas com simbolos ou frases de candidatura, mas acharia de muito bom tom que aparecessem lá outros candidatos.
Quanto a um fulano que por aí escreve em maiusculas, que significa gritar, escusa de o fazer porque não somos surdos, o comentador talvez o seja e também um pouco cego. Porque esconder tão bonito monumento num local onde deixaram erigir um ´mamarracho'* de 3 andares era uma ideia no mínimo estúpida.

*há um candidato implicado na construção desta aberração arquitetónica que hoje ameaça com providências cautelares os outros que ganharam condignamente um concurso

o Sartela disse...

Os historiadores da nossa terra deviam-se informar com alguns idosos que trabalharam no campo e vinham todos os domingos à tarde procurar trabalho . De facto os trabalhadores ficavam onde pudessem encontrar os " CAPATAZES" estão ainda alguns vivos que podem testemunhar que é verdade o que o comentarista das 17:35 um jovem emigrante que está muito mais bem informado do que a grande maioria dos alpiarcenses vivos.

Anónimo disse...

Concordo com o 18:02 de que os candidatos devem aparecer na inauguração. Afinal são alpiarcenses como qualquer um de nós. Mas só nessa condição, porque institucionalmente quem deve chegar-se à frente como se costuma dizer é o presidente da câmara, os eleitos e eventuais individualidades convidadas. Afinal amanhã há que respeitar o momento em que finalmente se homenageia o trabalhador rural alpiarcense.
Estarei lá para ver se cada um sabe por-se no seu devido lugar. Se alguém não souber fazê-lo, os alpiarcenses saberão julgar isso no dia 29 de setembro. Será mais um apontamento lamentável para acrescentar a estas autárquicas, como já houve outros.

Anónimo disse...

Não vale a pena estar aqui a teimar com quem julga sempre ter razão.
É sabido se existisse um largo
junto à sede do PCP, era lá que era colocada...!
É muito reaccionário por parte de quem nunca reivindicou a colocação da referida
ESTÁTUA durante 12 anos de maioria socialista venha agora com lições "democráticas". Mandar falar baixo era a PIDE ou KGB que o fazia, não lhe admito...!
Não poderia deixar de perguntar: o convidado do governo para a inauguração não um dos defensores e amigos da troika...?

VFPF disse...

O que é que o 19:10 não admite? que empurravam com a espingarda em punho os trabalhadores do campo para a Praça Velha? Era a PIDE sim ao lado da GNR, ainda levei algumas acoronhadas com os meus 17 anos em 1955. Posso afirmar que é verdade o que o jovem das 17;35 aqui escreveu. E mais estes carnificinos torturaram com cigarros uma unha do pé direito de alguém que ainda está vivo e vive em Alpiarça. Não admite o quê? as verdades? Em breve enviarei uma fotografia para vocês verem.E mais uma unha que seja queimada até à raiz nunca mais nasce no sitio da queimadura.

Anónimo disse...

Ó Senhor das 20.25 não percebeu o que eu escrevi....? quer que faça um desenho para perceber um pouco melhor?
O Sr. inconscientemente está-me a dar razão,ou seja, a Estátua de Homenagem ao Povo de Alpiarça devia ser colocada na Praça Velha...!

Anónimo disse...

Estou muito baralhado.
Foi exibida uma foto das sequelas deixadas por um acto de tortura efectuado nos anos 50.
Logo, os culpados passaram a ser o PSD/MPT/TPA que embora ninguém percebendo, como estamos em campanha eleitoral dá jeito culpar.
A grande maioria não tem partido, e muitos são familiares de resistentes, e se não o foram também, foi porque nasceram depois.
Mas convida-se para inaugurar uma praça e uma estátua de referência contra a luta anti-fascista, esse sim, um membro legítimo e militante do PSD.
Então mas os PSD de fora são bons, e os que não o sendo, mas apoiados pelo PSD são maus só porque são de Alpiarça?
Bem. A conclusão é que uns podem fazer acordos, podem votar juntamente com o CDS na J.F., podem ter "saudosistas do passado" e "amigos da Troyka" a inaugurar as suas obras.
Outros, porque concorrem apoiados por dois partidos, são os mauzões.
Alguém acredita nisto?